Hamster doméstico

Como cuidar do seu hamster?

Como cuidar do seu hamster?
Contente
  1. Prós e contras do conteúdo
  2. Necessidades básicas
  3. Procedimentos de água
  4. Doenças
  5. Regras para cuidar de hamsters recém-nascidos

Os hamsters estão entre os animais de estimação mais populares e conquistaram milhões de corações. Seu conteúdo não causa dificuldades até mesmo para iniciantes, porém, você ainda precisa conhecer algumas das nuances de sair.

Prós e contras do conteúdo

Hamsters são amados e adorados em todo o mundo, o que se deve a uma série de suas valiosas qualidades.

  • Os animais não ocupam muito espaço no apartamento e contentam-se com um pequeno aquário ou gaiola.
  • Os roedores crescem e se desenvolvem bem na solidão e não precisam de pares. O segundo indivíduo pode ser introduzido à vontade ou para reprodução.
  • Hamsters são animais bastante quietos e, ao contrário de gatos, cães e pássaros, fazem pouco ou nenhum barulho.
  • Os animais não são vingativos e não guardam rancores.
  • Hamsters são capazes de procriar em cativeiro e são despretensiosos na alimentação.
  • Os roedores tratam bem as crianças, o que muitas vezes acaba não sendo uma consequência muito boa para eles.
  • O hamster é fácil de cuidar em casa.
  • O custo de um roedor é muito menor do que o custo de cachorros, gatinhos e outros animais de estimação com pedigree.

As desvantagens de manter hamsters incluem a necessidade de limpeza regular da gaiola, a hibernação de muitos indivíduos e a probabilidade de agressão aos humanos. No entanto, a principal desvantagem é a vida útil dos roedores.

A maioria deles vive de 2,5 a 4 anos e, portanto, sua morte pode causar traumas emocionais profundos na criança e causar choque profundo.

Necessidades básicas

Antes de adotar um hamster, você precisa se familiarizar com suas necessidades básicas e certificar-se de que elas podem ser plenamente atendidas. As necessidades do hamster incluem um lar aconchegante, calor, limpeza, proteção contra o estresse, diversão, nutrição adequada e cuidados adequados.

Habitação

Como pode ser visto na lista bastante impressionante de condições necessárias para um hamster, a manutenção deste roedor é uma questão responsável. Entre as tarefas prioritárias que o futuro proprietário enfrenta está a escolha de uma casa confortável e funcional. Este momento é especialmente importante também porque hamsters são propensos a estresse frequente decorrente dos motivos mais insignificantes... Portanto, o animal precisa de um abrigo confiável e de um território próprio, onde se sinta totalmente seguro.

Os especialistas recomendam a escolha de gaiolas especiais ou aquários volumosos como lar para um hamster. Porém, neste caso, a gaiola é mais preferível, pois permite a instalação de muitos dispositivos úteis e necessários em seu interior. Em nenhum caso os animais devem ser mantidos em caixas de papelão, recipientes plásticos e potes de vidro. Os dois últimos tipos de recipientes são adequados apenas como abrigo temporário para o animal, por exemplo, ao transportá-lo de um armazém para casa.

Ao comprar uma gaiola, você deve prestar atenção ao seu tamanho, que não deve ter menos de 60 cm de comprimento e 40 de largura. A altura da estrutura não desempenha um papel especial, o principal é que caiba no interior uma roda e de preferência uma casinha. É ideal se as hastes estiverem localizadas na direção horizontal, o que permitirá que o hamster se mova livremente em qualquer plano da casa. Serragem, feno e enchimento de milho podem ser usados ​​como cama, no entanto, muitos proprietários de hamsters têm preferência por feno.

O fato é que os hamsters adoram "fazer ninhos", e o uso do feno para esse fim é o mais conveniente.

Além disso, se os donos quiserem sair de casa por alguns dias, a palha também é uma opção melhor, pois permitirá que o líquido desça e não liberará o odor externo. A serragem fica molhada instantaneamente, causa desconforto para o hamster e começa a cheirar mal. Na ausência de enchimentos prontos, em casos extremos, pode-se levar papel higiênico ou jornais velhos, porém, tais materiais precisam ser substituídos diariamente por novos, caso contrário, um cheiro desagradável da gaiola é fornecido. Algodão e tecido não são adequados para roupa de cama, portanto, seu uso deve ser excluído.

Depois de escolher o enchimento, eles começam a terminar a casa. Deve incluir um bebedouro, que é um pequeno recipiente com uma bola doseadora ou um tubo alongado através do qual o hamster beberá.

Você também precisa de dois comedouros, um dos quais será destinado a alimentos secos (grãos) e o outro para vegetais e frutas frescas. Tanto o bebedouro quanto os comedouros devem ter fechos por meio dos quais são pendurados nas paredes da gaiola.

Não é recomendado colocar os recipientes no chão: o hamster irá rapidamente virá-los e pisar no conteúdo.

Outro acessório essencial para a gaiola é uma pedra mineral. Desempenha duas funções ao mesmo tempo - permite ao roedor ranger os dentes e saturar o corpo com substâncias úteis. O lugar do banheiro na gaiola não é indicado de forma alguma: os hamsters escolhem um determinado canto por conta própria, e no futuro só irão até ele. No entanto, quando esse local fica muito sujo, eles se mudam para outro canto limpo e atendem às suas necessidades naturais.

Coloque a gaiola em um local calmo e tranquilo, longe de radiadores, correntes de ar e raios ultravioleta diretos. Além disso, você não deve colocá-lo na zona de brincadeiras infantis e no corredor onde o animal não terá descanso.

Para aumentar o espaço da gaiola, recomenda-se o uso de escadas e patamares, onde os jovens hamsters sobem e deslizam com prazer.

Nutrição

Alimentar o seu hamster é muito importante e determina a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Abaixo está uma lista de alimentos permitidos para roedores, muitos dos quais certamente o agradarão e se tornarão sua iguaria favorita.

  • Mistura seca para hamsters é uma formulação feita a partir de grãos de trigo e cevada, grânulos herbáceos prensados, sementes de girassol e milho seco, ingeridos em diferentes combinações. Este alimento tem uma composição equilibrada e foi pensado a pensar nas necessidades e preferências dos roedores. Pedaços secos de várias frutas podem ser adicionados à mistura final, mas devem ser usados ​​em pequenas quantidades.
  • Ingredientes de ervas na forma de ervilhas frescas e cozidas, folhas de trevo, ervilhaca, alfafa e bluegrass também são necessárias para uma nutrição completa do hamster. Os vegetais recomendados incluem cenoura, beterraba, abobrinha, pepino e tomate fresco, feijão, pimentão, couve-flor e um pouco de abóbora. A partir de frutas, podem-se oferecer bananas, peras, maçãs e uvas, desde que retirados os caules e as sementes.
  • Arroz cozido, trigo sarraceno, aveia e painço pode ser dado 2 a 3 vezes a cada 7 dias, o principal ao prepará-los é não usar sal.
  • Frutas secas em forma de chips de banana pode ser dada diariamente, enquanto cerejas secas, damascos secos e ameixas secas são oferecidos com muito menos frequência e exclusivamente na forma de uma guloseima. Isso se deve ao seu alto teor de açúcar, que, como o sal, é bastante prejudicial para os hamsters.
  • Sementes e nozes também pode ser administrado diariamente. A maioria dos hamsters gosta muito de nozes, amêndoas, avelãs e sementes de abóbora.
  • De laticínios, você pode dar um pouco de queijo cottage baixo teor de gordura e, ocasionalmente, um pequeno pedaço de queijo duro. Clara de ovo cozida, frango cozido, carne bovina e suína magra são boas fontes de proteína, especialmente para mulheres grávidas. O principal é que a carne seja bem cozida e não dura, pois é estritamente proibido oferecê-la crua aos hamsters.
  • Produtos de farinha na forma de biscoitos, os secadores e os biscoitos sem açúcar podem ser dados no máximo uma vez por semana.

No entanto, uma dieta rica em alimentos permitidos não significa que os hamsters sejam onívoros. Existe uma lista bastante grande de alimentos que os roedores não devem comer. A seguir são discutidos brevemente os mais prejudiciais deles, cujo uso pode causar danos significativos à saúde do animal de estimação.

Especiarias são estritamente contra-indicadas para hamsters., eles, junto com alimentos ácidos e picantes, podem causar queimaduras nas membranas mucosas da boca, estômago e esôfago. Nesse sentido, é proibida a alimentação do animal com espetadas, pratos com adição de vinagre e comida muito apimentada.

Apesar de a maioria das frutas ser bem absorvida pelo organismo do hamster, o uso de algumas delas é estritamente proibido. Esses incluem todas as frutas cítricas e kiwi, que são ricos em ácido, podem irritar o sistema digestivo do roedor.

Alimentos gordurosos e doces, incluindo mel e doces, também não devem ser dados ao seu animal de estimação, especialmente para hamsters Dzungarian.... Isso se deve à tendência ao diabetes mellitus, o que praticamente não ocorre em seus homólogos sírios.

Além disso, os animais de estimação não devem receber picles, cogumelos, cebola, alho e repolho branco, bem como sementes de frutas e cones de coníferas.

Temperatura

A sala onde o hamster é mantido deve ter pelo menos 20 graus. Caso contrário, o animal ficará hipotérmico e doente. No entanto, colocar a gaiola ao lado de dispositivos de aquecimento também não vale a pena. É preferível definir a habitação na parte de trás da divisão e protegê-la dos efeitos das correntes de ar. Se a gaiola estiver localizada no parapeito de uma janela, ela também deve ser removida para outro local durante a ventilação.

Calma

Um hamster é mais sujeito ao estresse do que qualquer outra pessoa e precisa de uma atmosfera calma. Colocar outro hamster adulto na gaiola, independentemente de ser menino ou menina, tem um efeito muito forte.Os hamsters devem ser mantidos juntos desde muito jovens, ou viver em gaiolas separadas. A luz forte é outro motivo de preocupação. Hamsters podem encontrar facilmente o seu caminho no escuro e não precisam de iluminação adicional. Roupa de cama suja e falta de comida e bebida também podem provocar estresse severo.

Além disso, a gaiola não deve ser movida constantemente de um lugar para outro, além de falar alto ao lado do animal, colocá-lo perto da TV e deixar um celular ao lado da gaiola - a partir de uma chamada repentina da qual o animal pode tenha muito medo. As fêmeas que acabam de ter filhos não gostam muito quando o dono verifica os bebês indefinidamente. Como resultado, a mãe fica com raiva e pode morder.

Além disso, você não precisa levar seu animal de estimação para fora e deixar gatos, cães e crianças pequenas perto da gaiola. Também não é recomendado limpar a gaiola de um hamster na frente de seus olhos. É melhor colocar o animal em um recipiente temporário e lavar a casa com calma.

Brinquedos e atrações

Os hamsters precisam de diversão, por isso é aconselhável completar a gaiola com roda de corrida, escorregador e escada. Você também pode comprar uma bola ambulante na qual seu animal de estimação pode andar pela casa. Se o tempo e a imaginação permitirem, você pode projetar um parque para caminhadas para o animal, construindo nele obstáculos e labirintos. Para fazer isso, você pode usar toalhas de papel e tubos de papel higiênico, garrafas de plástico e papelão.

Procedimentos de água

Hamsters não gostam muito de nadar e sofrem forte estresse com isso. Sozinhos ficam muito limpos, lavam constantemente o rosto e as patas. Você pode colocar um recipiente com areia limpa e seca na gaiola, onde o roedor limpará seu casaco de pele. Mas você só pode lavar seu animal de estimação em água se aparecerem parasitas ou se ele ficar sujo nas fezes. É melhor fazer isso com um algodão embebido em água limpa.

Se forem encontradas pulgas, um xampu antiparasitário é usado, espumando suavemente e aplicando-o no casaco de pele do animal de estimação e, em seguida, lavando-o em um jato fino de água. É importante manter a água longe dos olhos e ouvidos. Após o banho, o hamster é enxugado com uma toalha seca e colocado em uma caixa forrada com um pano macio. A secagem do animal com secador de cabelo é estritamente proibida.

O próximo item para cuidar de um animal decorativo é o processamento de suas garras. Para isso, basta adquirir um cortador de unhas e seguir à risca as instruções. Então, basta cortar a borda livre da garra, tentando não enganchar o capilar. Se houver pigmentação escura na superfície das garras, você pode usar uma lâmpada fluorescente que brilha através da garra.

Além disso, durante o procedimento, é necessário manter o peróxido de hidrogênio e um curativo prontos e, em caso de dano acidental aos capilares, tratar imediatamente a ferida e a área ao redor.

Doenças

Com nutrição adequada e cuidados adequados, os hamsters raramente ficam doentes, mas ninguém está imune a uma série de doenças comuns. Abaixo estão as doenças mais comuns, bem como suas causas e recomendações de tratamento.

  • Cistite é uma consequência de uma infecção do trato urinário e se manifesta na micção frequente com uma mistura de sangue. Como tratamento, as injeções de cloranfenicol são administradas na proporção de 5 mg por 100 g de peso corporal, duas vezes ao dia.
  • Enterite também tem caráter infeccioso e culmina em óbito em 20% dos casos. Os primeiros sinais são diarreia aquosa. Os antibióticos neomicina e tetraciclina são prescritos como tratamento.
  • Sarna Causada por ácaros da sarna que põem ovos na camada superior da pele. O parasita se alimenta da caspa da pele e incomoda muito os animais. A escabiose é orelha, cabeça e geral e é tratada com solução a 3% do medicamento "SK-9" e pomada sulfúrica. Você também pode usar uma solução de clorofos a 1% em combinação com uma solução a 1% do agente "D-33". O reprocessamento é executado uma semana depois.
  • Prolapso retal vem de diarreia ou prisão de ventre. Com uma visita oportuna ao veterinário, pode ser facilmente tratada sem amputação.
  • Raquitismo ocorre devido à falta de vitamina D na alimentação e ocorre com mais frequência em hamsters jovens durante o inverno.

Como tratamento, os animais são levados para um local bem iluminado e 2 gotas de Trivita são bebidas diariamente durante duas semanas.

Regras para cuidar de hamsters recém-nascidos

    Cuidar de hamsters recém-nascidos é criar as condições mais favoráveis ​​para os bebês e suas mães. Então, Em nenhum caso, bebês recém-nascidos devem ser tocados pelas mãos, e isso se aplica não apenas a animais de estimação de raças anãs, mas também a todos os roedores, sem exceção. Do contrário, a mãe, sentindo o cheiro de outra pessoa, na melhor das hipóteses deixará de alimentar os hamsters e, na pior, os morderá e comerá. A opção mais correta seria deixar a família sozinha por vários dias e apenas monitorar constantemente a disponibilidade de comida e água para a mãe.

    De 5 a 7 dias após o nascimento, a mãe e os filhos são transplantados para uma caixa e a gaiola é limpa, recolocando a cama e enxaguando bem os itens lá. No futuro, é recomendável fazer isso a cada dois dias. Assim que os bebês ficam cobertos de pelos, começam a introduzir alimentos complementares. Para isso, coloque um par de folhas de couve na gaiola e, quando atingirem a idade de um mês, o frango fervido bem picado. Um mês e meio após o nascimento, a fêmea é enviada ao macho, e os bebês são acomodados em gaiolas diferentes ou encaminhados para um novo local de residência em outra família.

    Para informações sobre como cuidar de um hamster, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa