dia das Bruxas

Tudo sobre o dia das bruxas

Tudo sobre o dia das bruxas
Contente
  1. O que é isso?
  2. história do feriado
  3. Como é comemorado em diferentes países?
  4. Tradições e rituais
  5. O que você pode fazer em casa no Halloween?
  6. Fatos interessantes

Agora, muitos estão tentando aprender tudo sobre o Halloween, incluindo a história deste antigo feriado e fatos interessantes relacionados a ele. Este é um festival católico com raízes profundas na antiguidade. É importante notar que um grande número de não apenas tradições, costumes, mas até mesmo rituais reais estão associados a ela. O Halloween está literalmente envolto em mitos e histórias misteriosas. Aliás, de forma bastante previsível, muitos diretores de thrillers e filmes de terror não deixaram o tema do feriado sem sua atenção.

O que é isso?

Este feriado, conhecido por quase todos, cai no final do segundo mês de outono. Para alguns, significa um início condicional, enquanto para outros, o Halloween é repleto de misticismo e está associado ao outro mundo.

Para fins de justiça, devemos observar que, para algumas pessoas, 31 de outubro é apenas uma data do calendário. No entanto, a grande maioria percebe esta celebração como uma diversão com fantasias.

Mas, independentemente da atitude em relação ao Halloween, todos estão bem cientes de seu principal símbolo moderno. Estamos falando, é claro, sobre o lendário Jacks, que é uma abóbora iluminada por dentro com um rosto sorridente esculpido nela. Agora, cada vez com mais frequência, você pode encontrar iluminação elétrica, ao passo que velas acesas anteriormente eram usadas.

A primeira lâmpada estilizada apareceu na nebulosa Albion. E é interessante notar que inicialmente esses acessórios festivos eram feitos de nabos e rutabagas. Acreditava-se que esses vegetais deixados em casa no Dia de Todos os Santos poderiam afastar os maus espíritos. Nos Estados Unidos, os macacos começaram a ser feitos de abóboras à medida que eram mais facilmente encontrados.

Considerando as características do feriado, faz sentido prestar atenção especial ao seu personagem principal. Segundo a lenda, Jack é um ferreiro que uma vez ofereceu uma bebida ao mais impuro. Quando chegou a hora de pagar a bebida, o astuto sugeriu que o companheiro de bebida se transformasse em uma moeda. Ele imediatamente o mandou para o bolso, onde havia uma cruz de prata. O príncipe das trevas caiu então em uma armadilha, da qual ele só poderia sair garantindo a Jack que não criaria problemas para ele por um ano e não levaria sua alma após a morte.

Acredita-se que o astuto ferreiro foi capaz de enganar Satanás duas vezes. Segundo a mesma lenda, ele o persuadiu a subir em uma árvore e pintou uma cruz em seu tronco. Assim, Jack conseguiu proporcionar dez anos de vida sem as intrigas do impuro. Ele não conseguiu tirar o máximo proveito desse benefício, pois logo faleceu. No entanto, o pecador não foi autorizado a entrar no céu ou no purgatório. Como resultado, ele teve que vagar, iluminando seu caminho com um carvão colocado em um nabo vazio dentro.

O Halloween é um dos feriados mais populares nos Estados Unidos e no Canadá atualmente. Mas eles celebram de uma forma ou de outra em muitos países. Ele está gradualmente sendo popularizado na Rússia também.

história do feriado

Analisando quando surgiu o Halloween e, em geral, a história deste feriado, é importante notar que suas raízes remontam à era pré-cristã. Assim, entre os celtas, que já viveram no norte da França, Inglaterra e Irlanda, era costume dividir o ano civil em duas partes. E o número que separava o inverno condicional do verão era 31 de outubro, que simbolizava o ano de saída. Paralelamente, este dia foi associado ao fim da época de colheita, bem como à chegada da época de inverno.

Como, segundo as lendas celtas, o número mencionado era o início do inverno, o Ano Novo era celebrado na noite de 1º de novembro. Seguindo as mesmas crenças, foi neste momento que se abriram as portas do mundo dos vivos e dos mortos. Isso permitiu aos habitantes deste último penetrar no solo. A noite descrita entre as tribos celtas foi chamada de Samhain.

By the way, ela foi um feriado para todos os povos britânicos e sempre foi associada a forças sobrenaturais e ao outro mundo.

A substituição gradual do Samhain pelo Dia de Todos os Santos começou no século VIII. Com a penetração mútua das tradições, já começavam a se formar os primeiros contornos da futura festa, que então seria celebrada em praticamente todo o planeta. Samhain e Halloween são tradicionalmente celebrados de 31 de outubro a 1º de novembro.

É importante notar que, por exemplo, hoje na Irlanda e nas regiões do norte da Escócia é costume contar histórias sobre ancestrais e realizar rituais que visam o repouso dos mortos nesta noite.

A tradição de voltar para casa mendigando doces surgiu apenas no século XVI. Aliás, passando de uma porta para a outra, xales mesquinhos, tanto crianças como adultos, vestidos com máscaras de tecido, imploravam aos donos por lanches. As fantasias e lanternas de RPG de Jackie se tornaram atributos do Halloween muito mais tarde, na virada dos séculos 19 e 20. Na América, o feriado começou a ser popularizado ativamente devido à emigração maciça de irlandeses e escoceses.

Como é comemorado em diferentes países?

A influência da cultura americana contribuiu para o fato de que depois que o Halloween se tornou popular nos Estados Unidos (começando no século 19), o feriado se espalhou ativamente por quase todo o mundo. No entanto, vale a pena considerar características regionais e nacionais significativas. Portanto, em alguns países, celebrações semelhantes começam com pequenas mudanças nas datas e duram mais.

Para os alemães, por exemplo, este dia é ativamente celebrado principalmente pela geração mais jovem. Um marco de Darmstadt como o lendário Castelo de Frankenstein é visitado por milhares de pessoas disfarçadas de monstros em uma noite festiva.De acordo com as crenças locais, o fantasma do dono do castelo aparece em seu telhado neste momento. E na Baviera e em outros estados do sul, 1º de novembro é um dia não útil.

Mas, o que é digno de nota, neste fim de semana, dança e música alta estão proibidas, já que neste dia é costume homenagear a memória dos mortos.

Uma das ações mais marcantes e famosas pode ser vista anualmente perto de Paris, nomeadamente em Limoges e na Disneyland. Carnavais são realizados lá com milhares de pessoas fantasiadas de fantasmas, goblins, vampiros e outros monstros. Ao mesmo tempo, tudo é iluminado com as tradicionais lâmpadas Jack.

Bares e restaurantes franceses oferecem aos visitantes um menu especial de "bruxas" durante o Halloween. Freqüentemente, o pessoal de tais estabelecimentos está vestido com os mesmos trajes que os convidados.

E também vale a pena prestar atenção aos costumes romenos de comemorar. Passeios especiais são os mais populares neste país. Aqui você pode jantar com a família Adams no famoso Castelo de Bragadiru. Para os hóspedes que desejam dançar entre túmulos, esqueletos e outras parafernálias temáticas, um salão separado está aberto até de manhã. A venda de fantasias é organizada, e você também pode contar com os serviços de artistas que pintam o rosto. As festividades e um grande baile no castelo de Corvin e Drácula (Transilvânia) não são menos populares.

Se falarmos sobre a Ásia, talvez o maior e mais ativo Halloween seja celebrado na Tailândia. Isso pode ser em grande parte devido ao desejo previsível de atrair o maior número possível de turistas. Paralelamente, algumas organizações e comunidades tailandesas estão aproveitando as festividades para se darem a conhecer.

Porém, sem todos esses fatores, todas as tradições do Halloween estão firmemente arraigadas no país, que por muito tempo conseguiu se entrelaçar parcialmente com as tradições locais e alguns rituais.

Tradições e rituais

Vale a pena começar com o fato de que o principal atributo do feriado é o mesmo Jack. É a esse personagem de significado especial que a criação tradicional do personagem abóbora está associada. A polpa é retirada, a boca e os olhos são cortados. E eles colocaram uma vela dentro. A propósito, uma competição para o melhor Jack é muitas vezes realizada.

A próxima parte inseparável da celebração são os trajes assustadores sem os quais o Halloween não pode ser imaginado. Na maioria das vezes, os trajes infantis e adultos, nos quais prevalecem as cores vermelha e preta, são túnicas ou túnicas. Os últimos, na maioria dos casos, são coroados com chapéus.

Imagens de bruxas, ghouls, monstros e personagens de filmes míticos são especialmente populares. É dessa forma que as crianças vão de casa em casa, implorando por comida.

Os itens do menu festivo não são símbolos menos significativos. Assim, os principais ingredientes dos pratos são maçãs, xarope e caramelo. Não se esqueça dos doces tradicionais e, o mais importante, do tradicional pão irlandês de passas (assados). A propósito, de acordo com o costume, uma moeda, uma lasca, uma ervilha ou um pequeno trapo e outros itens devem ser colocados na massa. Cada um deles é uma previsão:

  • ervilhas - não conte com um casamento num futuro próximo;
  • anel - para um casamento rápido;
  • um trapo - à pobreza e uma moeda - à riqueza;
  • um chip - para problemas familiares.

Muitas pessoas solteiras no Halloween estão adivinhando. Feiras são realizadas em várias cidades e até desfiles com fogos de artifício nas capitais. Na Rússia, este dia está se tornando cada vez mais popular, mas ainda não se tornou um feriado massivo. A maioria das festas temáticas são organizadas neste dia.

O que você pode fazer em casa no Halloween?

Os verdadeiros fãs deste festival tentam encontrar algumas novas ideias em preparação para ele todos os anos. Eles tentam comemorar este dia com o máximo de diversão, enquanto equipam sua casa adequadamente. É importante notar aqui que nem sempre tudo é feito de forma sombria. Os designers modernos aconselham o uso de cores mais brilhantes ao decorar as decorações.

Aliás, se você olhar as opções na rede, vai perceber que, por exemplo, as bolinhas nas cores que reinam só nesse horário nas ruas de queda das folhas parecem boas.

Ao decorar uma casa inteira ou um cômodo separado, é importante lembrar que a abóbora não é o único símbolo do Halloween. E aqui você pode deixar sua fantasia voar livremente comprando ou fazendo você mesmo:

  • morcegos;
  • aranhas;
  • escaravelho;
  • sapos e outros répteis;
  • esqueletos;
  • trolls;
  • gnomos.

Nos países ocidentais, é comum anexar coroas de flores decoradas com os caracteres listados acima nas portas das casas. É importante lembrar que na véspera do Dia de Todos os Santos, a porta para o outro mundo se abre. E são precisamente essas coroas que têm o objetivo de espantar as forças do mal, para impedir sua penetração nas habitações.

Além de tudo isso, será mais do que bem-sucedido passar as festividades descritas na companhia de bruxas, vampiros, feiticeiros, mortos-vivos e outros espíritos malignos. É difícil imaginar o Halloween sem esses personagens atuantes. E se for muito difícil criar um vampiro ou uma bruxa, então quase todos serão capazes de instalar um fantasma na casa por um tempo.

O próximo elemento importante é a organização direta da parte ativa do feriado. Hoje em dia está na moda organizar festas temáticas à fantasia. Mas, em qualquer caso, o Halloween é celebrado da forma mais divertida e incendiária possível. Mini desfiles de fantasias tornam-se parte integrante dessas festividades. Hoje em dia, roupas de adultos e crianças podem ser adquiridas. No entanto, fazer você mesmo garante diversão já nesta fase.

Para outra parte obrigatória do feriado, você terá que preparar uma guloseima tradicional. E, neste caso, estamos falando de iguarias para as famílias e convidados - extorsionários de doces. As atividades de lazer podem ser organizadas como parte de um jantar em família após a mesa festiva. Alguns vão passear fantasiados, outros preferem ficar em casa assistindo a filmes sobre o assunto. Muitas vezes, concursos e competições divertidas tornam-se parte do programa festivo.

Fatos interessantes

Considerando a história de origem e todas as características da celebração do Halloween, são inúmeras as curiosidades e situações únicas a ela associadas. Isso inclui os seguintes fatos.

  • Neste dia, o faturamento de muitas lojas, além de cafés, bares e restaurantes atinge recordes natalinos. Via de regra, a compra de fantasias ou materiais para a sua confecção, acessórios temáticos diversos, bem como produtos para a mesa festiva e guloseimas não são baratos.
  • Em 31 de outubro de 1926, Harry Houdini morreu, após sofrer um ferimento uma semana antes, durante uma de suas acrobacias. Descobriu-se que o lendário ilusionista tinha graves lesões abdominais, que causaram peritonite e morte. Conforme relatado, se ele prontamente pedisse ajuda aos médicos, a tragédia teria sido evitada.
  • O Halloween está associado a uma fobia chamada samainofobia. As pessoas expostas a ele experimentam um medo avassalador tanto do festival em si quanto de cemitérios, fantasmas e bruxas.
  • A popularidade da imagem da coruja se deve ao fato de que na Idade Média se acreditava que essas aves se transformavam periodicamente em bruxas, e ouvir um pio era um mau sinal.
  • Um dos fatos trágicos é que, segundo as estatísticas, é durante este período que os casos de incursões fatais contra crianças são mais frequentemente registrados.
  • Salem (Massachusetts, EUA) é considerada a capital do Halloween. Do século 17 até os dias atuais, um número recorde de rumores e lendas têm sido associados a este lugar. O fato é que era uma vez nesta cidade que se iniciou uma caça às bruxas em grande escala. Naturalmente, tais eventos terminaram em execuções em massa. Vale destacar que, para atrair turistas, os próprios moradores passaram a apoiar a glória sombria da cidade.
  • Em alguns estados americanos, o comportamento das pessoas que participam das festividades é regido por certas leis. Portanto, na Califórnia, é necessária uma autorização especial para usar uma máscara.
  • Como notado acima, antigamente a preparação para a lâmpada do ferreiro Jack, na qual ele colocava o carvão que recebeu de Satanás, era um nabo, e não uma abóbora. Tendo removido o interior, eles esculpiram não a já tradicional careta sorridente, mas a imagem de um parente falecido.
  • As lojas americanas no Halloween conseguem vender cerca de 25% de seu estoque anual de doces.
  • Nos Estados Unidos, as autoridades gastam pelo menos US $ 3 milhões em férias.
  • A procissão de Nova York reúne até 50 mil participantes e cerca de 2 milhões de espectadores.

Resumindo, é importante notar que o feriado descrito deu origem a uma tradição interessante - um concurso para a maior abóbora. Um deles uma vez foi exposto a uma amostra cultivada por um fazendeiro da Califórnia, cujo peso era recorde de 900 kg.

sem comentários

Moda

a beleza

casa