Tapeçaria

Tudo sobre costuras de tapeçaria

Tudo sobre costuras de tapeçaria
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aplicativo
  3. Variedades
  4. Técnica de execução
  5. Conselho de profissional

Recentemente, o artesanato voltou a ganhar popularidade. Além disso, surgiram muitos novos tipos de bordado, que diferem uns dos outros apenas na complexidade de sua aplicação. Dentre eles, vale destacar a costura da tapeçaria.

Peculiaridades

Primeiro você precisa saber que o ponto de tapeçaria no bordado é uma espécie de contagem de pontos. A parte frontal do produto acabado é semelhante a uma meia cruz. No entanto, no lado com costura, essa costura difere de uma meia cruz, pois nela são feitos pontos diagonais, que não permitem que o produto acabado fique enviesado. Os seguintes materiais podem ser necessários para o bordado.

  1. Tópicos. Na maioria das vezes, o trabalho é feito com fios de lã ou acrílicos. Porém, em alguns casos, também é utilizado fio dental, dobrado em pelo menos seis fios.
  2. Quanto ao tecido, costuma-se usar uma matéria, que se chama stramin... Representa a mesma tela, mas apenas mais rígida. Geralmente é usado para bordar carpetes. Se falamos sobre a tela, então é melhor comprar uma em que as células sejam pequenas. Nesse caso, nenhuma lacuna será visível na tapeçaria. O bordado na malha com ponto de cetim fica especialmente bonito, e não com uma cruz. O principal neste caso é escolher o tamanho certo da linha, bem como familiarizar-se com todas as costuras existentes.
  3. Para que o tecido não se deforme e as costuras fiquem perfeitamente uniformes, você precisará adquirir aro ou máquina.
  4. Além de tudo isso, ao trabalhar com costuras de tapeçaria, você também precisará adquirir tesouras afiadas, agulhas, pinças e um passador de linha para retração de rosca mais conveniente.

Aplicativo

As pinturas em tapeçaria sempre foram muito valorizadas, pois sua produção exigia não apenas bons materiais, mas também o talento das costureiras. Inicialmente, eram produtos cujo tamanho estava dentro de 20 metros. Naquela época, nem todo mundo tinha condições de adquirir tal beleza, pois o custo era muito alto. Porém, com o tempo, tudo mudou e hoje até uma artesã novata pode bordar uma tapeçaria com as próprias mãos.

    Além disso, o tamanho do produto diminuiu significativamente, porque nem todos podem gastar muito tempo em sua fabricação.

    Basta conhecer os fundamentos da técnica do bordado em tapeçaria e você poderá criar não só uma imagem ou um painel, mas também um tapete não tecido. Além disso, você pode bordá-los em qualquer estilo. Afinal, o ponto de tapeçaria dará ao produto final não apenas charme, mas também graça. Hoje, os amantes da tapeçaria organizam exposições onde pode ver todos os produtos confeccionados com costura de tapeçaria. A gama de produtos de tapeçaria é grande, pode ser:

    • pinturas incomuns;
    • guardanapos pequenos;
    • grandes colchas e fronhas feitas no mesmo estilo;
    • painel;
    • cortinas na sala ou no quarto;
    • sacolas exclusivas ou sacolas de cosméticos e muitos outros produtos.

    Variedades

    Existem vários tipos de pontos de tapeçaria com os quais você deve se familiarizar com mais detalhes. Na maioria das vezes, eles são executados em um thread.

    • Direto. Essa costura é mais frequentemente usada para bordar a borda de um produto ou estênceis. A técnica não é muito difícil e é feita da esquerda para a direita.
    • Oblíquo. Na maioria das vezes, esses pontos são usados ​​para preencher o fundo de uma tapeçaria. As linhas podem ser executadas da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
    • Tirar o fôlego. Essa costura é usada para preencher um espaço ou para fazer uma transição suave. A técnica em si é bastante simples, mas ainda requer alguma atenção. Com sua ajuda, as imagens podem ser aliviadas.
    • Costura de viés alongada usado para bordar telas enormes. Graças a esses pontos, você pode alterar não apenas o comprimento, mas também o ângulo de inclinação dos pontos. Eles podem ser executados em uma e na segunda direção.

    Técnica de execução

    Existem duas maneiras de bordar tapeçarias. No primeiro caso, o bordado é feito com ponto cetim ou ponto cruz. Isso requer uma agulha com um olho grande. No segundo caso, o bordado em laço é executado com uma agulha especial. Antes de começar a trabalhar, você definitivamente deve ler a master class explicando como dominar a costura da tapeçaria. Esta é a melhor maneira para iniciantes entenderem o processo.

    Só depois disso é que vale a pena iniciar o próprio processo de bordado. Em qualquer caso, antes de iniciar o trabalho, é necessário processar as arestas da matéria preparada. Isso é feito para que eles não se desintegrem.

    Para aprender a bordar, você precisa considerar a técnica de execução de cada ponto de tapeçaria passo a passo.

    Continental

    Esta costura em relevo difere das outras em sua alta resistência e é feita em um fio. Para sua execução, é necessário inserir a agulha pelo lado franzido no canto esquerdo localizado na parte inferior, e retirá-la no canto superior direito pela parte frontal. Além disso, as mesmas ações devem ser feitas no quadrado ao lado dele. Assim, essas etapas são repetidas até o fim. Depois disso, o trabalho gira, é feita a transição para uma nova carreira, ou seja, a costura é realizada no sentido oposto. Na parte da frente, a costura assemelha-se a uma meia cruz.

    Direto

    Para completar a costura, você precisa enfiar uma linha no canto direito do quadrado localizado no canto inferior do lado avesso. Em seguida, ele deve ser exibido no canto inferior direito da frente, apenas no quadrado adjacente localizado na linha superior. A costura é um pouco mais longa do que em outros métodos de bordado. Repita tudo da mesma forma até o final da linha. Essas costuras ficam muito bonitas quando combinadas com costuras oblíquas.

    Nesse caso, eles acabam sendo mais volumosos e bonitos.

    Oblíquo

    Para completá-lo, você precisa esticar a agulha até o canto esquerdo, localizado na parte inferior do quadrado, e trazê-la até o canto direito do quadrado vizinho localizado na linha superior. Todas as ações devem ser realizadas até o final da linha da mesma maneira.

    Oblíquo alongado

    Esta costura é muito semelhante à anterior. No entanto, há uma diferença - o ponto conecta os quadrados localizados em uma célula, e não como na versão anterior.

    Tirar o fôlego

    A primeira linha de uma costura de preensão é feita da mesma forma que uma costura de viés alongada. Para o primeiro ponto da segunda linha, coloque-o dois quadrados abaixo do último ponto da primeira linha. O final do ponto é preso entre o início e o fim da linha superior. Nesse caso, o tamanho do ponto pode ser maior ou menor. Em qualquer caso, eles são formados a critério do mestre.

    É importante garantir que tudo seja feito corretamente, ou seja, não haja distorções ao trabalhar com o produto.

    Conselho de profissional

    Para os iniciantes, para evitar erros neste assunto, vale a pena ouvir os conselhos de pessoas mais experientes.

    1. Em primeiro lugar, os artesãos novatos devem fazer pontos de tapeçaria em uma tela grande. Além disso, é melhor usar diagramas preparados para isso. Nesse caso, o produto ficará não só bonito, mas também correto.
    2. O tecido do bordado deve ser absolutamente plano. Não pode haver nós nele, porque é estritamente proibido fazê-los. Para evitar isso, a linha deve ser dobrada ao meio e suas pontas livres devem ser puxadas para dentro da agulha. O laço formado é melhor usado para prender a linha ao tecido. Se necessário, as pontas dos fios podem ser amarradas com alguns pontos pequenos.
    3. Para tornar a tapeçaria perfeita, você precisa aprender a escolher o fio certo. Seu tamanho depende do tamanho da célula na tela. O ideal é que os fios da tela se encaixem perfeitamente uns aos outros, para que não haja lacunas em qualquer lugar.
    4. No lado sujo da tapeçaria, não deve haver absolutamente nenhum broche de fios: nem longo, nem curto. Afinal, eles podem ser vistos na parte frontal do produto, o que prejudicará significativamente a impressão do trabalho realizado.
    5. Idealmente, a costura da tapeçaria é melhor feita da esquerda para a direita.
    6. É imperativo garantir que a linha esteja sempre esticada. Assim, é possível evitar a distorção do tecido no produto acabado.

      Apesar do grande número de técnicas de bordado, alguns dos melhores produtos são obtidos com pontos de tapeçaria. Eles não só têm uma aparência sofisticada e atraente, mas também parecem "ricos".

      Para saber como os pontos de tapeçaria são feitos, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa