Ebru

Tudo sobre tintas ebru

Tudo sobre tintas ebru
Contente
  1. Quais são as cores?
  2. Dicas de Seleção
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Como usar corretamente?

Eles não afundam na água e criam padrões surpreendentes nela. Nem chega a ser um desenho, é praticamente uma performance ao alcance de todos, independentemente das suas aptidões e nível de pintura. As crianças gostam especialmente dessas tintas, pois percebem o processo de criação de uma imagem como um truque, como um milagre. Estamos falando do ebru, uma direção de arte muito popular hoje.

Quais são as cores?

A água é vista como uma tela no desenho de Ebru. Naturalmente, não é o mais comum, mas uma composição especial. Extrato de Hevea é adicionado a ela, o que torna a água mais viscosa, e as gotas coloridas não afundam e se dissolvem nela, mas criam padrões incríveis. Mas, além da água especial, também são necessárias tintas especiais. Você pode comprá-los ou fazer você mesmo.

As tintas Ebru originais são feitas de bílis e minerais bovinos. Um desenho com essas tintas não terá contornos geométricos nítidos, tudo se constrói na abstração, na pintura livre. As tintas que se vendem em mercados especiais, em lojas online são muito líquidas, na consistência estão próximas da água.

Graças a isso, eles se espalham facilmente pela superfície, formando padrões. Há tintas prontas para aplicação e há aquelas que são vendidas na forma concentrada, precisam ser diluídas.

Todas as tintas podem ser divididas em três grupos.

  • Profissional. Podem ser vendidos em pigmentos, esse é o concentrado que ainda precisa ser diluído. Água e bile são despejados nele, estritamente nas proporções indicadas nas instruções.
  • Semi-profissional. As tintas são feitas na produção, a quantidade e as proporções são levadas em consideração no mesmo local, ou seja, o autor dos desenhos futuros não pode influenciar na composição.Eles são bons para desenhar abstrações, mas para algo mais específico, tintas profissionais são mais adequadas.
  • Caseiro. Sim, o processo de criá-los pode ser considerado relativamente demorado, mas também é um ponto positivo.

Por exemplo, para desenhar com crianças, criar essas tintas em casa é o ideal. Existem várias receitas para criar tintas em casa.

Os kits de pintura Ebru podem ser vendidos prontos: eles vão conter tudo para iniciar uma experiência criativa. E tintas também.

Dicas de Seleção

Se você precisa não apenas pintar para seu prazer, mas criar uma obra que, por exemplo, vá decorar o interior ou será usada como artesanal para posterior aplicação, você precisa levar tintas profissionais. A sua principal vantagem é que "obedecem" ao mestre, são mais maleáveis ​​e têm mais oportunidades. Com a ajuda deles, você pode desenhar não apenas abstrações, mas também outras imagens.

Ao mesmo tempo, misturá-los não é fácil, o prazo de uso é limitado. Muita gente fica entediada com essas tintas, porque se espalha muito com elas e não será possível usar a composição mista por muito tempo. Como resultado, ao escolher tintas profissionais, você precisa estar preparado para o fato de que:

  • amassá-los pode levar uma ou duas horas extras (sem exagero);
  • eles vão ajudar a organizar um show de animação aquática (ou seja, você pode ganhar dinheiro com a habilidade de desenhar ebra);
  • muita tinta pode ser diluída de um frasco, a composição é bastante econômica, porém nem todos conseguem se dar bem;
  • o preço de um frasco é em média 1000 rublos, e esta é apenas uma cor.

Portanto, a maioria dos compradores prefere formulações semi-profissionais. É mais fácil com eles: você não precisa criar, uma jarra custa cerca de 200 rublos, é mais fácil trabalhar com eles.

É verdade que um show aquático de verdade não pode ser arranjado, e as idéias criativas serão limitadas pelas possibilidades de pintura. Mas se você quiser apenas tentar desenhar com seu filho ou se manter ocupado com algo novo, pode organizar um pequeno laboratório doméstico. E faça tudo sozinho.

Como fazer isso sozinho?

Você pode usar tintas acrílicas comuns, que são ligeiramente diluídas em água. Mas aí a tela líquida será especial: a glicerina é adicionada à água, mas para que a solução não engrosse muito. Além disso, em vez da base, você pode escolher outra opção - preparar água, adicionar amido ali, cozinhar gelatina, que também não é muito grossa. E tintas acrílicas, levemente diluídas em água, também serão adicionadas a essa base.

Para experimentos criativos de crianças, essas mesmas tintas para ebru podem ser substituídas por guache simples. Também terá de ser diluído em água. É claro que o guache vai se dissolver na água, portanto, para fazer a tela, vai precisar levar leite com alto teor de gordura. Para que o desenho que a criança vai fazer se desloque ao longo desta tela de leite, é necessário adicionar algumas gotas de detergente para a loiça.

O melhor de tudo é que as tintas ebru naturais grudam na água e cada cor se revela à sua maneira, até mesmo o tempo de abertura será diferente. Pois bem, e as tintas comuns, que em casa se adaptam à ebra, se comportam de forma mais previsível, não fazem grandes milagres.

Mas se você quiser fazer tintas naturais legais, os seguintes ingredientes são usados:

  • tinta branca com chumbo;
  • repolho roxo (suco) por vermelho;
  • fuligem de forno para preto;
  • arsênico natural para amarelo;
  • azul natural (não todos, grau especial) para azul;
  • azul + amarelo para verde.

E para que as tintas se tornem ebru, adiciona-se bile de bovino a elas - a tinta com a sua ajuda não "cairá" e se moverá.

Como usar corretamente?

Os kits padrão (assim como as diretrizes de desenho ebru) mencionam 9 cores básicas, do vermelho ao preto. O conjunto também inclui um palete, geralmente feito de ferro galvanizado. Haverá também uma solução de Kitre, ou seja, água para pintura e bile, que permitirá que a tinta se abra na água.Você pode levar seus próprios pincéis, você também precisará de um furador (provavelmente vários - fino, médio e grosso). Para deixar o desenho mais gracioso, você precisa de um pente. Resta adicionar um conta-gotas, guardanapos (limpar o furador), papel de escritório.

Como usar tintas.

  • Antes do trabalho, você precisa verificar como as cores vão se desdobrar na tela. Um furador é mergulhado na tinta, uma gota de tinta é transferida para a água. Se a tinta se move bem, abre rapidamente, então tudo está pronto para funcionar. Se afundar rapidamente, é diluído com bile.
  • Cada pintura pode ser polvilhada com 6 cores. Se as cores não forem naturais - não mais do que três. Os corantes naturais mantêm-se melhor e duram mais. Eles dificilmente entram na água, não afundam. Mas você só pode desenhar com eles por 2 horas, então eles são inadequados para o trabalho.
  • Cada tinta se comporta de maneira diferente na água. As cores azul e violeta, por exemplo, demoram a se revelar. O vermelho é considerado a cor mais caprichosa, é muito difícil de revelar. Mas isso é bom - o vermelho será denso, concentrado, portanto botões de flores expressivos costumam ser pintados com ele. Então o verde o segue em velocidade, depois o azul.
  • O azul costuma ser usado para o fundo, é o ideal. Mas a cor precisa ser ajustada para que as outras se revelem bem nela.
  • Segure o furador com a tinta coletada apenas na vertical. Você não pode criar um desenho em um ângulo. Apenas a fixação vertical permite que você crie um círculo na tela. O furador, aliás, deve ser mantido sempre seco, deve ser enxugado com um guardanapo após cada ação.
  • O pincel ebru é usado exclusivamente para pulverização. E qualquer escova não funcionará (por exemplo, um esquilo não funcionará). Mas usar um galho de bambu em vez de um pincel é uma boa solução. Com a mão direita, você precisa segurar o pincel pelo cabo, borrifando a cor na superfície, batendo levemente na parte central da ferramenta na palma da mão esquerda. Os salpicos estão na direção do desenho, da esquerda para a direita.

Você pode admirar a imagem resultante não apenas na água. É realmente possível transferir a impressão da imagem para a folha e depois torná-la uma imagem independente, parte de um painel ou um desenho, que se tornará, possivelmente, uma impressão de um lenço e não só.

sem comentários

Moda

a beleza

casa