Sofás na sala

Sofás clássicos para a sala: tipos e características

Sofás clássicos para a sala: tipos e características
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Vantagens e desvantagens

Os sofás clássicos são hoje um dos tipos mais populares de móveis estofados. Isso não é surpreendente, uma vez que tais itens de interior de sala combinam as melhores tradições da moda europeia e oriental, e eles estão tão organicamente entrelaçados que às vezes é até difícil distinguir quem, de quem e quais detalhes dos sofás foram emprestados.

Peculiaridades

A principal vantagem dos sofás clássicos é que vão de encontro às necessidades estéticas de uma grande variedade de pessoas, pelo que nos propomos a compreender mais detalhadamente quais são as características deste mobiliário.

Deve-se ter em mente o seguinte: do ponto de vista dos designers, a definição de "sofá clássico" em si é incorreta, uma vez que o clássico implica um grande número de estilos muito diferentes:

  • neoclassicismo;
  • rococó e barroco;
  • Gótico;
  • estilo império e muitos outros.

Cada direção pertence a um dos elementos constitutivos da direção clássica em design, mas com uma grande originalidade. Apesar das raízes comuns das principais variedades de decorações clássicas, os móveis estofados podem ser muito diferentes, portanto, propomos considerar mais detalhadamente as características de cada tipo de sofás clássicos.

  • Sofá estilo império. Este mobiliário estofado simplesmente não se confunde com nenhum outro, uma vez que se distingue pelos estofos luxuosos e lúgubres e muitos elementos decorativos. Esses sofás são geralmente decorados com entalhes, bem como sobreposições feitas de bronze ou latão. Eles parecem tão caros que pode até parecer que um sofá assim entrou no apartamento direto do museu. É por isso que o estilo do Império é freqüentemente chamado de estilo do palácio.No entanto, essa direção é um dos ramos dos clássicos.

Esses móveis são muito caros - apenas pessoas muito ricas podem pagar por esses itens de interior.

  • Um sofá neoclássico. Nessa direção do projeto das instalações, uma “aposta” é colocada na leveza e sofisticação dos objetos. É por isso que os sofás clássicos lembram mais os móveis ingleses antigos, e a única diferença é que o neoclassicismo não é tão volumoso, se distingue por formas mais leves e sem peso.
  • Sofá gótico... Como todos os atributos deste estilo, os sofás góticos são tradicionalmente pintados em preto, roxo ou vermelho escuro, e o veludo é mais frequentemente usado como estofamento. É um estilo rígido, mas ao mesmo tempo sofisticado, enfatizado pela abundância de detalhes pontiagudos que são usados ​​na decoração do sofá. E embora os móveis góticos não sejam tão ricamente decorados quanto os móveis em estilo império, ainda há alguns acessórios de luxo aqui - geralmente são molduras de estuque dourado e pernas forjadas e encaracoladas.
    • Sofá de estilo barroco. Essas peças de mobiliário são caracterizadas por linhas suaves e, ao mesmo tempo, solidez. A escultura requintada e intrincada típica deste estilo não pode ser confundida com nada - é a marca registrada do Barroco. Estes sofás são geralmente muito confortáveis, funcionais e práticos. Muitas vezes, os móveis barrocos são feitos individualmente para os parâmetros antropométricos de uma pessoa, o que torna o descanso sobre eles extremamente confortável.

    Materiais (editar)

    Os sofás de estilo clássico são considerados líderes absolutos em termos de preço, uma vez que nenhuma outra tendência estilística na decoração de interiores pode orgulhar-se de um mobiliário tão caro. A razão é óbvia - o clássico pressupõe o uso de materiais caros e de alta qualidade; na tradição clássica, não há lugar para plástico barato, placas de aglomerado e assim por diante. Para móveis estofados de produção russa, são frequentemente utilizados cerejeira, buxo, bem como pistache e nogueira.

    Os produtos mais caros são feitos em fábricas estrangeiras de casco de tartaruga ou marfim, mas o giro desses materiais é legalmente limitado, o que aumenta o preço dos produtos muitas vezes.

    Para estofamento, são utilizados os materiais mais duráveis, resistentes a danos mecânicos, de limpeza rápida, não absorvem odores estranhos e são absolutamente ecológicos. Uma alternativa a eles pode ser:

    • arpatek e microfibra - esses materiais são resistentes ao desbotamento e impermeáveis ​​à sujeira;
    • tecido chenille - caracterizado pela alta resistência aos danos das garras dos animais de estimação;
    • scotchguard - material com maior umidade, propriedades repelentes de poeira e sujeira.

    Tecidos menos práticos, mas caros, são frequentemente usados ​​para estofamento - brocado, veludo ou cetim.

    Na decoração de sofás clássicos, muitas vezes são utilizadas pedras semipreciosas - ágata, ametista, bem como jade, jaspe, âmbar, lápis-lazúli e muitos outros. Essas joias enfatizam a originalidade da peça e agregam ainda mais valor aos móveis estofados.

    Vantagens e desvantagens

    Como qualquer outro móvel, os sofás de estilo clássico têm suas próprias vantagens e desvantagens.

    Vamos começar com os profissionais.

    • Os sofás clássicos são uma decoração luxuosa para qualquer sala de estar. É difícil imaginar um salão sem eles - o lugar onde os membros da casa se comunicam com a família e amigos, relaxam em frente à TV após um dia difícil.
    • Graças à sofisticação dos acabamentos, tal móvel não tem vergonha de se manifestar até mesmo para os hóspedes mais exigentes das camadas superiores da sociedade.
    • Os sofás clássicos são frequentemente feitos por encomenda, pelo que os pedidos individuais são tidos em consideração, o que torna o mobiliário não só harmonioso, mas também idealmente confortável.
    • A mobília de estilo clássico é comprada de uma vez por todas - ela tem servido fielmente por muitas décadas e pode até mesmo ser passada de geração em geração como uma herança de família.

        Mas não se esqueça das desvantagens - sofás clássicos também têm muitas delas.

        • Os sofás com decoração clássica muitas vezes não têm a capacidade de se transformar, por isso não podem ser usados ​​como sofá-cama.
        • Se o estofamento falhar, a mobília terá que ser restaurada - esse trabalho será muito caro.
        • Sofás feitos de materiais naturais são difíceis de mover, na maioria das vezes esses produtos são uma estrutura monolítica única e muito dimensional.
        • O preço dos sofás clássicos é alto. No entanto, não se esqueça que o estilo clássico como um todo é destinado a pessoas ricas que não poupam despesas para se cercarem de belas decorações.

        Resumindo tudo acima, podemos dizer que os donos de sofás clássicos podem se orgulhar de suas compras. Esses produtos exigirão muito investimento, mas servirão a seus proprietários por mais de uma década. Este tipo de mobiliário estofado tem vantagens e desvantagens, mas muitos deles são relativos - então a escolha é sua.

        O vídeo oferece uma visão geral de móveis luxuosos e exclusivos.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa