Capas para sofás

O que são capas de sofá e como escolhê-las?

O que são capas de sofá e como escolhê-las?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Opções de design
  6. Como escolher?
  7. Como colocar e tirar?
  8. Dicas de cuidados
  9. Visão geral da revisão

O mobiliário estofado é a decoração de qualquer divisão, sendo apreciado pelo seu aspecto elegante e elevado grau de conforto. Mas o material de que é feito o estofamento do móvel tende a perder suas qualidades originais com o tempo e se desgastar. O sofá se desgasta especialmente rapidamente. Consertar estofamento danificado costuma ser bastante caro, portanto, uma capa removível é a solução mais econômica para o problema.

Peculiaridades

Até o momento, escolher uma capa para um sofá ou poltrona é uma tarefa bastante viável. As capas podem ser adquiridas prontas ou você pode solicitar uma adaptação individual de um produto feito em uma solução de estilo particular. As razões mais básicas para o uso de tampas são sua versatilidade, praticidade e facilidade de uso.

Porém, além desses componentes, as capas estofadas para móveis apresentam outras vantagens indiscutíveis.

  • Com a ajuda de capas para móveis estofados, você pode atualizar o interior da sala de forma rápida e econômica, escolhendo novas capas de cores para sofás e poltronas, além de agregar diversos acessórios estilizados.
  • Mudando o estilo dos móveis. Você não precisa redesenhar seu sofá ou comprar móveis novos. O estilo deste móvel pode ser atualizado com uma capa têxtil confeccionada em cores e formas específicas. Pode haver várias capas e depois elas podem ser alteradas dependendo das estações ou do seu humor.
  • Uma forma de manter o seu novo sofá ou cadeira em boas condições durante muito tempo. Capas que podem ser combinadas com o sofá ou feitas em uma cor que esteja em harmonia com o estilo geral da sala, poderão proteger o estofamento e a decoração de móveis estofados.
  • Se a mobília estofada já perdeu sua aparência nova, mas você não planeja investir no transporte; uma capa de móvel removível ajudará a resolver o problema de esconder o estofamento gasto. Com ele, você pode esconder manchas, arranhões, lacunas no estofamento antigo e continuar a usar o móvel.
  • Facilidade de manutenção. Uma capa removível para móveis é boa porque pode ser removida e arrumada a qualquer momento - lavada ou lavada a seco. Lavar requer muito menos tempo e dinheiro do que restaurar estofados reapertando.

O uso de tampas removíveis será especialmente conveniente se houver crianças pequenas ou animais de estimação na família.

O que eles são?

A tampa removível universal é uma variedade de formas e materiais, cores e texturas. Entre a variedade de modelos, grupos separados podem ser distinguidos:

  • capas elásticas para modelos de sofás retos, para formas de canto, bem como para opções com uma protuberância em forma de U;
  • as capas no tamanho podem ser adequadas para sofás de três ou quatro lugares, um tipo de móvel dobrável, bem como para poltronas;
  • as capas destinam-se a modelos de poltronas e sofás com braços, bem como a opções com travesseiros em vez de encosto;
  • a capa pode ser costurada estritamente ao tamanho do móvel, ou pode ser uma versão extensível que ganha forma ao ser colocada no sofá ou poltrona;
  • o rebordo inferior da capa pode ser feito com um elástico, guarnecido por uma saia do material principal ou cosida sem saia, tem folhos que vão nas costas e apoios de braços;
  • a capa do móvel pode ser costurada de tecido, tricotada com fios, feita de trapos ou feita de outra forma;
  • as tampas são à prova d'água, antivandalismo, protegendo contra gatos;
  • a cores as capas são monocromáticas, coloridas ou com impressão diferente.

A escolha de opções prontas para tampas em tamanhos padrão é bastante diversa hoje. Você pode comprar esses produtos em lojas de tecidos ou móveis, e também pode solicitar alfaiataria de acordo com um desenho individual.

Materiais (editar)

A aparência dos revestimentos de proteção de móveis depende não apenas do estilo, mas também do tecido que foi escolhido para a costura. As opções de modelo podem ser feitas de um tipo de tecido, uma combinação de duas opções contrastantes ou pode ser patchwork. Vários tecidos podem ser usados ​​para a fabricação de coberturas.

Couro

O couro genuíno como forro de móveis parece caro e elegante. Este material possui um alto grau de resistência ao desgaste - o couro é resistente à abrasão, esforços mecânicos, umidade. O couro é muito lento para absorver água em comparação com outros materiais. Para manter a capa de couro, basta limpar regularmente os móveis com um pano úmido e polir com um pouco de cera ou óleo.

Das propriedades negativas, deve-se notar que a pele se arranha facilmente, e esse material também se aquece sob a influência do calor ou do corpo humano.

Couro ecológico

Material sintético moderno que substitui o caro couro natural. A camada elástica de couro ecológico garante um ajuste confortável à superfície da estrutura do móvel, o material é resistente a danos, não tem medo da umidade e dos raios ultravioleta do sol. Não possui odor químico, é fácil de limpar e mantém por muito tempo sua aparência apresentável.

Dentre as desvantagens do couro ecológico, destacam-se o aquecimento do material sob a influência do sol e a instabilidade da cor aos detergentes contendo cloro.

Jacquard

Tecidos com um padrão expressivo grande são chamados de jacquard. Na textura, eles podem ter uma trama complexa e volumosa de fios, e o tecido pode ter muitos tons de cores. Os tecidos Jacquard são altamente duráveis ​​e resistentes ao desgaste.Por várias décadas, esse material pode reter suas propriedades originais sem perder brilho e densidade. Jacquard se adapta bem à limpeza e tem uma aparência atraente.

Velours

Este material é uma substituição econômica para veludo caro. O veludo tem um pêlo pequeno, devido ao qual apresenta boa condutividade térmica e uma textura agradável ao tacto. Este material sintético não tende a enrugar. Mas como os sintéticos são altamente eletrostáticos, a superfície do veludo atrai poeira e cabelos.

Este tecido delicado não resiste bem à abrasão, e rugas podem se formar na pilha do material com a exposição prolongada. As razões pelas quais o veludo é usado para costurar capas são sua aparência atraente e baixo custo.

Pelúcia

Tecido agradável ao toque e com fibras macias na frente. Capas de pelúcia criam uma sensação de calor, aconchego e conforto. Este material tem a propriedade de se manter aquecido, é outro análogo econômico do veludo. Pelúcia é altamente resistente ao desgaste, aparência atraente e fácil manutenção. Entre as desvantagens pode-se destacar a capacidade de acumular poeira em sua pilha.

É muito difícil remover manchas em tal material, com exposição prolongada a fatores prejudiciais, vincos e abrasões na pilha.

Veludo

Tecido de seda natural, em cuja face frontal há um pêlo denso e curto. O veludo é agradavelmente sedoso, macio e denso ao toque. Este material é durável e é capaz de manter bem a forma dada. O material é resistente à lavagem e limpeza, não encolhe e deforma.

Entre as deficiências, pode-se destacar o alto custo do material, a capacidade de atrair poeira para si, o material seca por muito tempo após a lavagem e pode desbotar rapidamente ao sol. As capas de veludo para móveis não são feitas para a vida cotidiana - elas são um símbolo de riqueza e celebração.

Linho

Os tecidos de linho natural têm uma superfície lisa fosca. O linho é um material ecológico com boa permeabilidade ao ar, que absorve bem a umidade, é resistente ao desgaste e é hipoalergênico. Os tecidos de linho têm textura agradável, não atraem partículas de poeira, cabelos e são resistentes ao mofo.

A desvantagem das capas de linho é que elas tendem a enrugar e o material também pode encolher significativamente após a lavagem. Os tecidos de linho também não se adaptam bem a formatos predefinidos.

Rebanho

Este material sintético é feito da seguinte forma: cola de polímero é aplicada ao tecido de base sintética ao longo dos contornos do padrão e, em seguida, vilosidades esmagadas são derramadas sobre a cola, que são firmemente coladas à composição adesiva. O material acabado é resistente à lavagem e ao uso a longo prazo. O material é agradável ao toque, pode ser comparado aos tecidos aveludados.

Flock é produzido em uma variedade de cores, o material é amplamente utilizado e acessível. O material pode ser usado para proteger móveis de garras de gato. Quando o animal começa a arranhar o estofamento, o rebanho alcança a garra e cria sensações desagradáveis ​​para o animal, o que o desestimula de continuar suas ações.

Dentre as propriedades negativas do rebanho, destaca-se sua capacidade de emitir vapores químicos nocivos para o ambiente externo. Além disso, o material sintético é capaz de eletrificar e atrair poeira para si. Com o contato prolongado da pele com o rebanho, pode ocorrer uma reação alérgica.

O tecido não permite a passagem de ar e não absorve umidade; sentar em tal superfície no calor do verão é bastante desconfortável.

Microfibra

Um material sintético moderno feito de fios de tecelagem consistindo das melhores microfibras de poliéster e poliamida. Uma característica da microfibra é que ela é capaz de reter partículas de poeira dentro de si mesma. O tecido é resistente à abrasão, deformação, não enruga, absorve bem a umidade e deixa passar o ar.

Uma propriedade negativa da microfibra é que ela atrai poeira. É difícil lavar a sujeira desse material e é impossível lavar a microfibra em condições de alta temperatura, pois há o perigo de deformação e derretimento das fibras.

Pele

As coberturas de móveis podem ser feitas de pele de carneiro natural. Este revestimento amigo do ambiente proporciona conforto e aconchego. A pele natural consegue passar bem o ar, pelo que em qualquer altura do ano será agradável sentar-se durante muito tempo num sofá ou numa poltrona com uma capa de pele. A pele de carneiro se distingue pela operação de longo prazo, é resistente à abrasão e outros esforços mecânicos. As fibras de pele não rolam, absorvem a umidade e podem secar rapidamente.

As capas de pele para móveis não aquecem com o sol, mas há o risco de as traças caseiras gostarem desses produtos. O material absorve odores e, quando há formação de manchas, limpá-las em casa pode ser problemático.

Uma alternativa à pele natural pode ser um material artificial com um pelo espesso e alto. Não absorve umidade e pode ser desconfortável sentar-se em uma superfície como essa no verão.

Dimensões (editar)

Para escolher a capa certa para um sofá pequeno ou grande, você precisa determinar o tamanho da mobília. As seguintes opções estão disponíveis para facilitar a seleção:

  • se, ao medir a largura do encosto de um móvel estofado (sofá ou poltrona), seus parâmetros não ultrapassarem 1,2 m, é necessário adquirir uma capa para um único móvel;
  • se a largura das costas estiver na faixa de 1,3 ma 1,85 m, opta-se pela capa para sofá de dois lugares;
  • com a largura das costas de 1,85 ma 2,5 m, escolha uma capa para um sofá de 3 lugares.

Em alguns casos, existem tamanhos não padronizados de encosto do sofá, portanto, para escolher uma capa para produtos de quatro lugares, os especialistas recomendam prestar atenção aos modelos adimensionais de capas removíveis.

Essas opções versáteis de capa também podem ser usadas para sofás de 2 lugares.

Ao escolher coberturas para sofás de canto, você precisa determinar de que lado a saliência é montada. A seleção correta da capa pode ser feita se você tiver os resultados das medições não só das costas, mas também de outros parâmetros:

  • tamanho traseiro em largura;
  • tamanho do braço de comprimento;
  • o nível de folga entre o chão e o sofá;
  • o tamanho da borda do assento para trás.

Na maioria das vezes, os produtos de mobiliário - sofás e poltronas - são feitos de dimensões padrão, portanto, escolher uma capa adequada para eles não é tão difícil. Para dimensões fora do padrão, a capa pode ser personalizada para um pedido individual.

Opções de design

Lindas capas coloridas marcam sua variedade, a escolha de um modelo de capa removível é fruto da preferência pessoal. As capas são costuradas em vários tipos de tecido, mas sua principal característica deve ser a boa elasticidade. As tecnologias modernas tornaram possível criar capas que podem ser esticadas em qualquer superfície de poltronas, cadeiras, sofás. A aparência desses produtos é neutra, a caixa não chama a atenção nem pelas formas pretensiosas nem pelas cores variadas - esses produtos são criados em formas padronizadas e tonalidades neutras.

O desenho da capa depende do interior em que será colocada. Por exemplo, modelos clássicos com tons naturais naturais são adequados para salas de estar. E no quarto das crianças, você pode usar capas brilhantes com vários padrões ou enfeites. As capas para um sofá de cozinha podem ser brilhantes e incomuns na forma de execução. É permitido o uso de babados, babados, borlas, franjas aqui.

Como escolher?

Para escolher um bom conjunto de capas para um sofá modular ou poltronas, é melhor não economizar na qualidade do tecido com o qual o produto é costurado.Quanto maior a qualidade do material, mais tempo durará a cobertura do móvel, suportando múltiplos ciclos de lavagem e limpeza.

Ao escolher uma capa de móvel removível, você deve prestar atenção às seguintes nuances:

  • meça cuidadosamente o móvel, se tiver dúvidas sobre a liberdade com que será possível colocar a capa, dê preferência a modelos com tamanhos um pouco maiores;
  • para eliminar o cheiro de móveis velhos, escolha capas de tecidos grossos e densos de origem natural;
  • é aconselhável adquirir dois kits de reposição para envio periódico de um dos kits para lavagem ou limpeza, ou uma capa para uso diário e outra para férias;
  • é melhor comprar capas de fabricantes conhecidos e confiáveis ​​que valorizam sua reputação e usam materiais modernos de alta qualidade em seus modelos;
  • ao escolher a cor e a textura dos revestimentos protetores de móveis, é necessário atentar para sua combinação com o conceito geral de design do interior do ambiente;
  • para que a capa sirva por muito tempo e não perca sua aparência original, é necessário escolher produtos entre tecidos duráveis ​​e sólidos.

A escolha de uma capa para um sofá ou poltronas é uma ocupação responsável.

Esses produtos trazem mudanças significativas na aparência do ambiente, e para que sejam positivos, é importante correlacionar corretamente a situação geral do ambiente com a cor e o padrão das capas dos móveis para que não tenham a aparência de um estranho corpo no design.

Como colocar e tirar?

Os revestimentos dos sofás modernos são bastante fáceis de usar. Primeiro, você precisa cobrir o sofá com uma capa de modo que as bordas da capa fiquem penduradas livremente em todos os lados. Em seguida, os apoios de braços são cobertos. Depois disso, o excesso de material é colocado sob o assento e, em seguida, sob os apoios de braço. É necessário alisar com cuidado todas as dobras e irregularidades, e as bordas do tecido devem ser esticadas com o auxílio de elásticos.

Depois de colocar a capa no sofá, é necessário fixá-la para que não deslize durante o uso. Para isso, use grampos, que são colocados entre o assento e o encosto sobre a capa. Ao instalar os elementos de fixação, é necessário dobrá-los o mais fundo possível para que não saiam quando estiver sentado. Desde que o material esteja bem tensionado, o sofá ganha um aspecto fresco e estético.

Dicas de cuidados

Com o uso regular, a capa do sofá acumula poeira, bactérias e sujeira doméstica. Portanto, os revestimentos precisam de limpeza ou lavagem regular. Você pode lavar sua roupa em casa.

  • Antes disso, eles verificam se o produto pode ser lavado na máquina de lavar e de que forma isso pode ser feito. Por exemplo, lã, veludo cotelê, couro, pele ou bordados com miçangas são lavados a seco.
  • Antes de enviar a capa para a máquina de lavar, as áreas manchadas são tratadas com um removedor de manchas em aerossol.
  • A tampa tratada é virada do avesso para evitar danos na parte externa do produto durante a lavagem.
  • A capa é lavada em um ciclo delicado com um detergente neutro que não contém ingredientes de branqueamento.

Após a lavagem e enxágue, a tampa deve ser colocada horizontalmente sobre a secadora e deixada secar completamente.

Se você começar a usar uma capa úmida, pode formar-se mofo no estofamento.

Visão geral da revisão

Uma grande seleção de capas para móveis estofados é apresentada hoje no mercado russo. De acordo com as avaliações dos clientes, a maneira mais fácil de resolver a questão da proteção de um revestimento macio é comprar capas prontas que sejam adequadas em tamanho às dimensões do móvel, ou opções universais extensíveis.

Os especialistas acreditam que a compra de capas sob medida é uma espécie de loteria. É impossível prever com antecedência como o produto acabado ficará na superfície do móvel, quão bem o tamanho do produto será selecionado, se haverá distorções e dobras. À custa de mão de obra, pedir uma capa pode ser comparado a um serviço de transporte de móveis. Ao solicitar uma capa, a escolha do material geralmente se limita ao que está em estoque na oficina de costura.

Além disso, você terá que pensar sobre o estilo do produto ou confiar inteiramente na honestidade e imaginação do fabricante. Às vezes acontece que uma capa feita sob medida não cabe no formato ou não cabe na mobília devido a cálculos errôneos quanto às dimensões do produto. Neste caso, o cliente terá que pagar a mais para refazer o produto ou solicitar a costura de uma nova capa.

    É muito mais conveniente, de acordo com os compradores, opções de tensionamento para tampas prontas. Você pode escolher em qualquer cor e não ter medo que o produto fique no tamanho errado. Estudando as avaliações dos consumidores, podemos concluir que capas de móveis de boa qualidade são produzidas na Rússia, Europa e América. Os fabricantes asiáticos são menos responsáveis ​​na escolha dos tecidos e na qualidade da alfaiataria, mas o custo de seus produtos é a metade do preço de seus congêneres europeus ou russos.

    Para saber como costurar a capa de um sofá com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa