Desodorantes

Spray desodorante: características, seleção e aplicação

Spray desodorante: características, seleção e aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Comparação com outras espécies
  4. Como escolher?
  5. Termos de uso

Um desodorante é um produto cosmético que pode ser encontrado na prateleira do banheiro ou na penteadeira de quase todas as pessoas. Hoje, os fabricantes produzem muitas opções para este produto, incluindo sprays. Vamos considerar quais são as vantagens de tal antitranspirante e como usá-lo corretamente.

O que é isso?

Um desodorante em spray é uma forma de liberação de antitranspirante. O objetivo de usar este produto é reduza a transpiração e evita a propagação de odores desagradáveis. O produto está disponível em lata, na forma de aerossol. O volume do spray pode variar de 80 a 250 ml. Possui botão spray, quando pressionado, o produto é aplicado.

Os meios são subdivididos conforme o âmbito de aplicação - desodorante para o corpo (aplicado nas axilas), para as pernas (tem efeito desodorante nos pés). A separação pode ser feita em função do sexo do utilizador - existem desodorizantes femininos e masculinos, consoante o tipo de pele - desodorizantes para peles sensíveis, na gravidade do problema da transpiração - desodorizantes para combater o aumento da transpiração.

Dependendo das características da composição o spray pode ter propriedades adicionais, por exemplo, para proporcionar maciez à pele, ter uma proteção especial contra o aparecimento de manchas na roupa.

E também os produtos são divididos pelo tempo de exposição, por exemplo, um meio de proteção por 24 horas, desodorantes destinados a uma vida ativa (academia).

Vantagens e desvantagens

A vantagem do spray é o seu efeito antibacteriano pronunciado. Visto que são as bactérias as responsáveis ​​pelo aparecimento de um mau cheiro, podemos afirmar que a forma de aerossol ajuda a combater eficazmente o aumento da transpiração, consequentemente, evita o aparecimento de odor a suor. Um spray antitranspirante é adequado até mesmo para pessoas com hiperidrose (suor excessivo).

O aerossol não irrita a pele, é adequado para pessoas que sofrem de alergias, reações cutâneas (embora, claro, seja melhor para esta categoria de usuários escolher um spray hipoalergênico). O produto não obstrui as glândulas sudoríparas, a pele continua a respirar após a aplicação do spray, os processos metabólicos naturais e os processos de termorregulação não são perturbados.

O uso de spray é o mais higiênico, pois neste caso está excluído o contato do produto com a superfície da pele. Graças a isso, o spray pode até ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo (por exemplo, familiares), sem medo de propagação de infecções de pele. Uma das principais vantagens do desodorante em aerossol é a absorção instantânea, sem película pegajosa na pele e sem marcas de desodorante não seco nas roupas. Basta borrifar o produto na pele e ele é absorvido imediatamente. E a maioria dos produtos também deixa uma agradável suavidade e uma sensação de frescor.

Normalmente as formas de aerossol têm um aroma mais pronunciado que dura muito tempo. Ao mesmo tempo, a gama de escolha do perfume do desodorante é bastante ampla - de suave, quase imperceptível, a independente, ativo. Por esse motivo, alguns tipos de aerossóis podem ser usados ​​como água de toalete, pulverizando-os sobre o corpo.

Se falamos da compactação do produto, então neste os desodorantes são inferiores aos roll-on e sólidos. Com o mesmo volume, esses últimos costumam ter uma embalagem mais ergonômica. É por isso o spray ainda é considerado um produto para uso doméstico, nem sempre é conveniente levá-lo. Embora seja justo dizer que existem mini versões desse desodorante, elas são menores em volume e também mais caras.

Outra desvantagem é consumo antieconômico - ao pulverizar o produto, parte dele vai para o ar. Além disso, com o uso descuidado, pode entrar nos olhos, nariz e boca, causando desconforto e queimaduras nas mucosas. Por esta razão Desodorante em spray deve ser mantido fora do alcance das crianças... Finalmente, o agente é explosivo e perigoso para o fogo, o que também é importante lembrar ao usar e armazenar o aerossol.

Comparação com outras espécies

Em termos de eficácia, o desodorante em spray é geralmente comparável ao seu homólogo roll-on. No entanto, a proteção antibacteriana fornecida pelo primeiro agente ainda é menor do que a de um desodorante roll-on. Se compararmos esses cosméticos em termos de facilidade de aplicação, então as versões de rolo são inferiores ao spray. É o suficiente para borrifar o spray, após o qual você pode se vestir imediatamente. O produto é instantaneamente absorvido pela pele, não deixando nenhuma camada pegajosa ou marcas na roupa. O análogo do rolo precisa ser dado algum tempo após a aplicação para absorver, caso contrário, você pode colocar manchas na roupa.

Se você não pode esperar que o desodorante penetre, um spray ou desodorante em barra sólido é uma escolha melhor.

No que se refere à segurança e higiene do produto, o produto na forma de spray vence, de forma inequívoca. Isso se deve ao fato de que quando o spray é aplicado, o produto não entra em contato com a pele. Todas as outras formas de antitranspirante envolvem o contato com a superfície da pele, que é afetada pela transferência de bactérias do corpo para o desodorante, sua multiplicação posterior e transferência de volta para a pele durante o próximo uso. Assim, usar o spray é mais seguro para sua saúde.

A favor dos sprays - e do aroma agradável que têm. Alguns fabricantes chegam a produzir Uma única linha composta por desodorante aerossol, leite corporal cosmético e água de toalete com um aroma. Isso permite que você torne o som mais pronunciado em vários estágios.

O spray também difere do roll-on e de outros tipos de desodorantes pelo maior consumo e, via de regra, pelo custo mais alto.

Como escolher?

A diferença entre desodorante e antitranspirante deve ser entendida. Os primeiros apenas mascaram o cheiro desagradável do suor, os segundos bloqueiam o próprio processo da transpiração, o que significa que lutam contra sua consequência - o aparecimento de odor. A alteração deve ser feita - ao contrário da crença popular, os antitranspirantes não bloqueiam completamente as glândulas sudoríparas, mas as estreitam. É por isso que o uso de tais agentes não causa distúrbios na termorregulação e não pode ser a causa do desenvolvimento de doenças oncológicas. No entanto, os antitranspirantes são mais eficazes, e é por isso que a maioria dos sprays é exatamente isso.

A maioria dos aerossóis contém álcool. A presença de óleos essenciais na composição também ajudará a suavizar o efeito desse remédio. Eles neutralizam o efeito do álcool, reduzem sua capacidade de secar a pele.

Para pessoas com pele seca e sensível, produtos com álcool na composição são tabu. Eles podem ser melhor pular o spray completamente e mudar para um roll-on ou desodorante em bastão.

A composição padrão do produto é a seguinte:

  • agua (desempenha o papel de um ambiente de base no qual os elementos restantes da composição se dissolvem);
  • extratos de plantas (dependendo do tipo de planta, desempenham funções antibacterianas, secantes, amolecedoras e outras; costuma-se usar extrato de calêndula, que tem efeito desodorante e drenante);
  • perfume (fornecer o aroma do produto);
  • álcool, farnesol ou triclosan (responsável pela capacidade desinfetante do spray);
  • óleos vegetais (cuidar da pele, amenizar o efeito do desinfetante);
  • mentol (proporciona uma sensação de frescura e agradável frescura após a aplicação);
  • éter dietílico (Proporciona secagem instantânea do spray após aplicá-lo na pele).

O triclosan é o desinfetante mais poderoso e é comumente usado em formulações para pessoas que suam muito. No entanto, é bastante seco para a pele e deve ser bem lavado no final do dia. É melhor não comprar um produto que contenha ftalatos, pois eles podem afetar a produção de testosterona nos homens e são perigosos para as mulheres grávidas. A presença de propilenoglicol pode desencadear uma reação alérgica cutânea.

A maioria dos antitranspirantes esportivos bloqueia os odores bloqueando as glândulas sudoríparas.

Com um tipo de pele muito oleosa e problemática, esse remédio pode causar inflamação da pele. É importante usar este desodorante apenas para o fim a que se destina - durante o aumento da atividade física. No resto do tempo, escolha um produto menos agressivo.

Preste atenção ao cheiro do cosmético. Freqüentemente, se o desodorante tiver um odor forte, isso reduzirá sua atividade antibacteriana. Em outras palavras, o remédio é menos eficaz na redução da transpiração, o que significa que não é adequado para pessoas que suam muito. Se o problema do aumento da sudorese não for relevante para você, você pode escolher um desodorante perfumado. Normalmente tem um odor mais pronunciado e vem com eau de toilette, produtos para o corpo (gel, leite). Além disso, um aroma muito pronunciado de desodorante pode ser intrusivo, "argumentar" com o âmbar de eau de toilette ou perfume. Finalmente, um aroma antitranspirante muito ativo pode provocar o desenvolvimento de reações alérgicas.

Termos de uso

A regra mais importante de usar desodorante (e em qualquer forma de desmoldante) é aplicá-lo na pele limpa. Idealmente - após os procedimentos de banho. A pele deve estar seca. Se for necessário borrifar novamente o produto, é melhor primeiro limpar a pele tomando banho, ou pelo menos enxugando a superfície das axilas com lenços umedecidos.O spray é bastante simples de aplicar - você precisa borrifar na pele a uma distância de 25-30 cm. Certifique-se de que o produto está virado na direção certa para que você não borrife inadvertidamente a composição em seu rosto.

Antes do uso, a lata com o agente deve ser agitada para garantir a distribuição uniforme de seus "ingredientes". O spray desodorizante após a barba só deve ser usado após 10-12 horas. Este tempo é necessário para que os microdanos de pele obtidos durante o procedimento tenham tempo de cicatrização. Para cortes severos, o spray pode causar queimaduras e outros desconfortos. Antes de ir para a cama, é aconselhável retirar quaisquer resíduos de desodorizante da pele. É importante entender que o uso descontrolado de aerossol, como todos os cosméticos, pode causar danos ao corpo.

É indesejável usar o produto antes de ir à praia, solário. Sob a influência dos raios ultravioleta, o spray desodorante começa a secar com mais força, o que pode provocar o aparecimento de manchas senis. É importante lembrar que latas de desodorante são explosivas. O aerossol está sob pressão e pode explodir quando aquecido a + 50 ° C e acima... Por esse motivo, é impossível armazenar o produto próximo a aquecedores, bem como em locais com incidência de raios solares.

Veja abaixo como escolher um desodorante.

sem comentários

Moda

a beleza

casa