Desodorantes

Qual é o desodorante mais seguro para a saúde?

Qual é o desodorante mais seguro para a saúde?
Contente
  1. Qual deve ser a composição?
  2. Comparação de formulários de liberação
  3. Crítica das melhores marcas
  4. Como escolher?

No mundo moderno, é costume prestar muita atenção em como os outros o percebem, o que significa que todos os odores desagradáveis ​​devem ser completamente eliminados. A indústria química atual oferece vários meios para atingir esse objetivo na forma de vários desodorantes, mas suas formulações são complexas e podem conter os componentes mais inesperados, o que muitas vezes leva a consequências imprevistas para os humanos.

Muitos hoje estão seriamente preocupados se não estão prejudicando sua saúde com o uso do desodorante usual, bem como se é possível escolher um remédio mais seguro.

Qual deve ser a composição?

O conceito de um desodorante seguro é amplamente relativo - um produto que não é prejudicial para a grande maioria dos consumidores pode causar problemas de saúde em uma pessoa em particular devido à inclusão em sua composição de componentes aos quais esse consumidor em particular é alérgico.

Pelo menos por este motivo, ao escolher um desodorizante, é necessário estudar cuidadosamente a composição - isto é relevante em todos os casos em que se tenha uma alergia diagnosticada ou tenha sido observada uma reacção alérgica após a utilização de um dos produtos deste tipo.

O desodorante "correto", idealmente, deve consistir quase inteiramente de fragrâncias de perfumaria - São substâncias naturais extraídas de plantas e ervas, mais física e mecanicamente do que quimicamente.

Ao mesmo tempo, os desodorantes artesanais não são produzidos há muito tempo, portanto, em sua composição, as fragrâncias de perfumaria foram substituídas por componentes como óleos essenciais ou extratos vegetaisnecessário para criar um aroma agradável para mascarar odores indesejados.Esses ingredientes também são perfeitamente aceitáveis ​​e não considerados prejudiciais, a menos que você seja alérgico a eles.

Além disso, as substâncias desodorizantes podem conter cristais mineraiscomplementando a parte aromática da mistura. Esse componente também é considerado inofensivo.

No entanto, muito mais importante não é o que está incluído em um desodorante seguro, mas o que não deveria estar lá.

Por exemplo, um dos ingredientes mais controversos são vários sais à base de alumínio, que, aliás, na verdade convertem desodorante em antitranspirante. Por um lado, nenhum dos muitos antitranspirantes pode existir sem esses sais, já que eles são seu componente-chave, por outro lado, alguns especialistas insistem que em sua ação nem tudo é tão limpo como dizem os anunciantes.

Os sais de alumínio permitem combater de forma eficaz a transpiração, uma vez que se polimerizam nos dutos das glândulas sudoríparas e os bloqueiam por completo, simplesmente não deixando o suor sair.

Os fabricantes costumam enfatizar que o bloqueio de uma pequena parte da superfície da pele, que geralmente afeta apenas as axilas (menos frequentemente - palmas das mãos e pés), não afeta negativamente o corpo devido à sua capacidade de redirecionar a transpiração para outras áreas menos importantes. Segundo eles, o próprio alumínio, potencialmente indesejável no organismo em doses excessivas, não entra na corrente sanguínea, uma vez que os sais são selecionados como insolúveis.

Ao mesmo tempo, ambas as afirmações são frequentemente contestadas - então, com toda a normalidade da sudorese para o corpo como um todo, a área da pele tratada regularmente com um antitranspirante constantemente experimenta dificuldades para respirar normalmente, e isso não pode têm um efeito positivo nos tecidos neste local. Além disso, os íons de alumínio, especialmente em desodorantes mal feitos, ainda podem entrar na corrente sanguínea em algumas quantidades.

No corpo, eles tendem a se acumular gradualmente e, com o tempo, podem provocar o desenvolvimento de câncer, então decida por si mesmo se você precisa desse desodorante.

A maioria dos desodorantes modernos deve ter um efeito complexo, para competir efetivamente no mercado, pois muitos deles possuem propriedades anti-sépticas. À primeira vista, este é um acréscimo bastante útil, mas a questão é por que meios ele é alcançado - se o fabricante atinge o efeito desejado por meio do uso de remédios naturais, então não deve haver perguntas para ele.

Outra coisa é que a maioria dos fabricantes prefere economizar em ingredientes para superar os concorrentes devido ao baixo custo de seus produtos - para isso, os parabenos são usados ​​como anti-sépticos.

Para esses componentes, todas as mesmas características desagradáveis ​​são características que foram descritas acima para os íons de alumínio - eles também entram na corrente sanguínea e também se acumulam no corpo, sem levar a nada de bom.

Comparação de formulários de liberação

Os desodorantes são produzidos em diferentes formas com foco na usabilidade em diferentes áreas do corpo. Na maioria dos casos, a forma de liberação tem pouco efeito sobre o perigo ou a segurança da substância - em cada uma das categorias abaixo, há desodorantes inofensivos e prejudiciais.

No entanto, não fará mal nenhum considerar brevemente as características de todas as formas de liberação.

  • Spray. Uma das formas de liberação mais populares, que é mais procurada porque permite um movimento rápido para cobrir grandes áreas do corpo com uma camada de desodorante. Isso também pode ser um problema - se uma pessoa tem problemas com os pulmões, muitas vezes é indesejável para ela inalar quaisquer fragrâncias, mas aqui elas literalmente voam em todas as direções.

Pelo mesmo motivo, a substância é consumida mais rápido do que em qualquer outra variação.

  • Desodorante roll-on. O frasco contém o mesmo líquido do spray, só que não é borrifado em todas as direções, mas é aplicado de forma cuidadosa e econômica apenas na pequena área que precisa ser tratada. Conseqüentemente, não há mais perigo para os pulmões, mas se houver alergia a algum dos componentes, isso não muda em nada.
  • Desodorantes em gel. Em geral, eles também pertencem à categoria de rolo e os distinguem em uma classe separada pelo motivo de a consistência da substância ser mais espessa aqui. Pelo fato do gel conter menos água, ao entrar em contato com a pele seca muito mais rápido, o que significa que mancha muito menos a roupa. Por razões que desconhecemos, tais produtos têm uma representação muito mais ampla no segmento masculino.
  • Palitos sólidos... Os desodorantes desse tipo costumam ser próximos aos antitranspirantes - pelo menos, eles também são capazes de criar uma película na superfície da pele que não permite a liberação de suor, ou pelo menos o reduz significativamente. Apesar da severidade pronunciada do efeito esperado, já discutimos acima como ele pode ser perigoso.
  • Cristais. Este tipo de desodorizante, também classificado como antitranspirante, ainda é bastante raro e parece muito original, visto que se trata apenas de um pedaço de alunite (pedra de alúmen).

Esses cristais são extremamente prejudiciais à vida de bactérias fétidas. Como o desodorante cristalino não contém aditivos adicionais, ele é considerado ecologicamente correto, hipoalergênico e seguro, e é gasto de maneira muito econômica.

É geralmente aceito que não há contra-indicações ao seu uso, além disso, não deixa marcas nas roupas.

Crítica das melhores marcas

A parcela esmagadora de marcas modernas promovidas de desodorantes e antitranspirantes está se deslocando devido à massa. A granel, via de regra, não é muito cara, caso contrário não se consegue o amor popular, e a tentativa de economizar na produção, como vimos acima, muitas vezes leva à inclusão de componentes muito duvidosos na composição da substância. Por esse motivo, muitos dos fabricantes listados abaixo parecerão desconhecidos para o leitor médio.

Nossa lista se concentra nos desodorantes mais inofensivos, que tendem a não ser os mais eficazes em termos de proteção contra o suor.

Pela mesma razão, não apresentamos os fabricantes na forma de algum tipo de classificação com a distribuição dos assentos - é bastante difícil avaliar a segurança sem referência à eficiência. Só podemos dizer com confiança que os produtos de todas as marcas abaixo são totalmente seguros (com exceção de uma possível alergia aos componentes do desodorante), e você apenas tem que escolher para si a opção que mais gosta.

  • CitrusWeleda. O aerossol suíço, como já deve ter adivinhado o nome, tem um aroma cítrico pronunciado, mas não por causa dos aditivos, mas porque é quase inteiramente composto pelos óleos essenciais dessas frutas aromáticas. Não há absolutamente nada prejudicial nele - sem alumínio, sem conservantes, nem mesmo sabores ou corantes.

O produto pode ser usado tanto para desodorizar as axilas quanto para ser aplicado em toda a superfície do corpo após os procedimentos aquáticos.

  • Vichy. A única marca bem conhecida em nossa lista com forte conhecimento de marca por meio de intensa publicidade. A empresa francesa produz uma variedade de produtos femininos, enfatizando que todos os componentes são totalmente seguros e nem mesmo causarão alergias. É curioso que a marca não produza apenas desodorantes convencionais, mas também antitranspirantes de longa duração (até 7 dias).

A segurança de tal produto é alcançada devido à ausência completa de quaisquer parabenos na composição, enquanto o alumínio é completamente substituído por zinco, que supostamente, em princípio, não pode ser absorvido pelo sangue da superfície da pele.

  • NatureVeil. O desodorante produzido pela TianDe é desprovido de qualquer aroma agradável - não há uma gota de fragrâncias de perfumaria nele, por isso é geralmente usado em combinação com eau de toilette. O princípio de funcionamento desse remédio não é mascarar um cheiro desagradável já existente, mas interferir na atividade vital das bactérias, que provocam o seu surgimento.

A coisa boa sobre esse desodorante sólido é que ele dura muito tempo - a vida útil de um frasco é quase 8 vezes maior do que a de um antitranspirante roll-on clássico.

  • Greench. Uma solução bastante inusitada para o nosso tempo, já que a luta contra o suor é feita pelo método antigo - com a ajuda do espanador. O pó permite absorver o excesso de umidade, o que adicionalmente protege as áreas suadas da ocorrência de assaduras. A composição da substância inclui inúmeros componentes de origem natural, conferindo-lhe um leve aroma etéreo. A composição contém sais de sódio e magnésio, mas são inofensivos para os humanos e, como parte do produto, funcionam como absorventes.
  • Bastão Desodorante Corporal Cristal. Um desodorante à base de alunita (no entanto, como a maioria dos produtos apresentados aqui) tem um efeito complexo - elimina um odor desagradável na raiz, neutralizando o crescimento de bactérias e absorvendo o suor sem interferir no funcionamento normal das glândulas sudoríparas. Não há fragrâncias de perfume na composição, portanto o produto está posicionado de forma a não atrapalhar o uso do seu perfume preferido.

Além disso, são as fragrâncias que costumam causar reações alérgicas, e aqui elas simplesmente não existem, pelo que a hipoalergenicidade é garantida.

  • Deonat. Em geral, trata-se de um produto com as mesmas propriedades e baseado nos mesmos componentes já descritos, simplesmente produzidos por outra empresa. No entanto, o stick contém componentes adicionais projetados para acelerar a recuperação da pele após qualquer dano mecânico. No caso das axilas, este é um complemento muito útil, pois a maioria das pessoas prefere ali raspar o cabelo e são cortados com bastante frequência durante o procedimento.

Como escolher?

A primeira coisa a ter em atenção ao escolher um desodorizante e não só é que qualquer fabricante está a tentar anunciar-se e mostrar os seus produtos do melhor lado, mesmo que não haja um motivo específico para tal. Todas as palavras escritas no rótulo ao lado do nome ou ditas em comerciais são um slogan e nada mais. Ao ouvir que algum desodorante é reconhecido como "número um" em seu segmento, pergunte-se quem o reconheceu como tal, e se foi a autoridade competente, por que seu nome não consta no anúncio.

Se for mencionado, não tenha preguiça de verificar se tal autoridade existe, se é autoritária nesta área e se está ciente de que reconheceu algo ali.

Para uma pessoa profundamente interessada na segurança dos meios utilizados, uma recomendação será obrigatória para estudar a composição de um desodorante desconhecido antes de comprar. Será difícil da primeira vez, mas com o tempo você se acostumará e a maioria dos ingredientes se tornarão familiares para você.

Ao ver um componente desconhecido, não tenha preguiça de esclarecer o que é, por que é adicionado ao desodorante e como afeta o corpo - por trás de construções de difícil leitura, aditivos de propriedades muito duvidosas costumam estar escondidos.

Isso é especialmente verdadeiro para mulheres grávidas, cujo corpo é altamente sensível a alérgenos, mesmo que a alergia nunca tenha sido demonstrada antes. Novamente, alguns aditivos, entrando na corrente sanguínea, podem ter um efeito extremamente negativo no feto, que ainda está completamente indefeso contra seus efeitos.

Ao dar preferência a um desodorante totalmente natural sem “química”, você deve entender que todas as conquistas marcantes do mundo moderno estão associadas justamente à indústria química, e não às forças milagrosas da natureza. Um produto totalmente inofensivo não prejudica a sua saúde, mas não protege contra o suor como um análogo sintético faria.

Em primeiro lugar, um desodorante, mesmo que seja completamente de ingredientes naturais, não o protegerá de axilas molhadas de forma alguma - você se livrará de um odor desagradável, mas nada mais. Além disso, mesmo o melhor desodorante não consegue funcionar nem por um dia, sem falar em períodos mais longos, sem reaplicar.

Por este motivo, um desodorizante natural, para dar uma sensação plena de limpeza e frescor, deve ser usado 2 a 3 vezes ao dia, e mesmo assim na companhia de dois banhos diários, caso contrário, poderá não notar um efeito especial efeito.

Você aprenderá conselhos médicos sobre como escolher um desodorante no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa