Montenegro

Que montanhas existem em Montenegro?

Que montanhas existem em Montenegro?
Contente
  1. Posição geográfica
  2. Quais montanhas estão localizadas em Montenegro?
  3. Por que as "montanhas amaldiçoadas" são assim chamadas?
  4. Onde ficar?

Montenegro é uma terra muito popular não só para os russos, mas também para os viajantes estrangeiros. Faz parte da lista das zonas turísticas mais visitadas da Europa. Isso não é surpreendente, já que Montenegro possui uma natureza muito bela e pitoresca. Prados, reservas, rios, lagos e, claro, o “cartão de visita” da região - serras. Também digno de nota é o clima agradável e um grande número de monumentos históricos e arquitetônicos.

Posição geográfica

Montenegro é um pequeno estado localizado na parte sudoeste da Península Balcânica. O território do país é muito pequeno, apenas 14 mil quilômetros quadrados. A propósito, também inclui 14 ilhas marítimas. Faz fronteira com Estados como Sérvia, Kosovo, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Albânia. Todo o Montenegro é geralmente dividido em 3 regiões:

  • cadeias de montanhas no nordeste;
  • vale plano com rios e lago Skadar;
  • costa do mar Adriático.

Assim, um pequeno país inclui várias zonas naturais e climáticas ao mesmo tempo, e cada uma delas tem suas próprias características e atrações. Mas neste artigo falaremos com mais detalhes sobre as montanhas, que, segundo as lendas dos povos locais, deram o nome a este estado.

Quais montanhas estão localizadas em Montenegro?

As cadeias de montanhas locais são muito bonitas, mas não tão altas. Sua altura máxima mal ultrapassa 2,5 quilômetros. Esta é uma das razões pelas quais tantos turistas vêm aqui. A maioria das montanhas é fácil de escalar, mesmo sem usar equipamento de escalada. A maioria das montanhas em Montenegro é geralmente dividida em 4 grandes maciços:

  • Durmitor: Suva Rltina, Shleme, Bobotov Cook;
  • Visitante: Visitante 1 e Visitante 2;
  • Komovi: Kom Vasoevichki, Kom Kuchki, Kukino Brdo;
  • Prokletye: Shtedim, Haila, Mali Sapit, Maya Rosit, Maya Kolata, Zla Kolata, Dobra Kolata.

Existem também 2 matrizes menores:

  • Sinyaevina - Pico Babin, Mramorie, Pecharats, Babin Zub, Pico Yablonov;
  • Bijelasica - Cabeça de Chorna, Cabeça de Zekova, Cabeça queimada, Streninets.

Vamos determinar imediatamente qual dos picos das montanhas em Montenegro é o mais alto. Oficialmente, esta é a montanha Bobotov Kuk do maciço Durmitor. Sua altura é de 2.522 metros. No entanto, algumas montanhas excedem em altura, embora ligeiramente, por apenas alguns metros. Estas são Maya Rosit, Zla Kolata e Dobra Kolata no maciço de Prokletie. O fato é que a fronteira do estado com a Albânia divide este maciço pela metade, o que significa que uma de suas encostas desce também para o território do segundo país. Portanto, é incorreto chamar uma dessas montanhas de o ponto mais alto de Montenegro.

Existem também várias montanhas perto da costa marítima do país:

  • Orien;
  • Lixin;
  • Galho.

Apesar de sua baixa altitude, essas 3 montanhas são as mais populares entre os caminhantes e escaladores. Agora vamos falar sobre as montanhas e monumentos mais destacados que aí se encontram. O primeiro é Rumialocalizado perto da cidade de Bar. Sua altura é superior a 1,5 quilômetros. Muitos séculos atrás, uma igreja ortodoxa estava localizada em seu topo, onde os crentes costumavam fazer peregrinações. Mas foi destruído por soldados turcos. Os residentes locais por muitos anos vieram às ruínas no Dia da Santíssima Trindade e trouxeram pedras.

No início dos anos 2000, um novo templo foi construído neste local e, em seguida, o mosteiro de São Sérgio de Radonezh.

Biogradska gora conhecida como reserva natural nacional. Recebeu um estatuto de "europeu comum", uma vez que no seu território vive um grande número de animais e plantas, que agora constam do Livro Vermelho. A natureza neste lugar sempre permaneceu intocada e manteve uma vista magnífica, incluindo rios de montanha, picos nevados, florestas e lagos.

As montanhas Calcutá do mal e Calcutá do bem há muito tempo é apelidado pelos habitantes locais de "sela". O fato é que essas duas montanhas se ligam de uma forma bizarra, formando uma sela de cavalo. Em 2009, também passaram a fazer parte da reserva estadual.

Essas duas montanhas são consideradas as mais perigosas de Montenegro. Conquistando-os, muitos escaladores descuidados perderam a vida.

Na montanha Lovcen o parque natural com o mesmo nome está localizado, graças ao qual é conhecido em toda a Europa. Esta área abriga uma rica e incomum flora e fauna, que atrai turistas de diversos países. Além disso, o Lovcen está equipado com um mirante, que oferece uma vista magnífica de todas as belezas de Montenegro.

É esta montanha que nasce do próprio Oceano Atlântico e forma a Baía de Kotor.

O principal monumento histórico de Lovcen é tumba de Pedro Njegos, o famoso governante montenegrino. Como você pode perceber, as diversificadas e pitorescas montanhas de Montenegro são capazes de satisfazer as necessidades de qualquer viajante, seja de férias radicais ou contemplativas.

Por que as "montanhas amaldiçoadas" são assim chamadas?

A cordilheira Prokletije está localizada na fronteira de Montenegro, Albânia e Sérvia. Às vezes também é chamado de Alpes do Norte da Albânia ou Alpes dos Balcãs. Mas entre os habitantes locais, ganhou um nome diferente - "montanhas amaldiçoadas". Muitas vezes assusta turistas especialmente impressionáveis.

De onde veio esse nome sinistro? Prokletije foi assim chamada por muitos séculos e hoje é difícil revelar a verdadeira razão. Alguns acreditam que isso se deve ao aparecimento das montanhas, que lembram as presas de um enorme monstro. Outros dizem que na antiguidade havia muitos animais selvagens nas montanhas que atacavam o gado dos residentes locais.

A propósito, até hoje Prokletije está repleta de animais raros, graças aos quais é um parque nacional e mantém sua beleza original.

De acordo com a terceira versão, essas montanhas são chamadas de amaldiçoadas, por serem as mais inacessíveis de todo o Montenegro. Você pode ler acima que muitos escaladores morreram nas montanhas de Zla Kolat e Dobra Kolat. E esse é um dos principais motivos pelos quais essa matriz ainda é a menos explorada.

Onde ficar?

Se, no entanto, decidir visitar Montenegro, depois confira a lista dos melhores hotéis, segundo os turistas:

  • Hotel Soa - um excelente hotel perto do parque Durmitor;
  • Hotal Javor - um hotel no centro de Zabljak, localizado a cinco quilômetros das cadeias de montanhas;
  • Hotel Lipka - localizado próximo a Biogradska Gora;
  • Apartamentos Dedeic - outro hotel bem avaliado na cidade de Zabljak;
  • Apartamento Rajsko selo - um hotel com uma atmosfera maravilhosa e um estilo antigo, localizado quase no sopé das montanhas.

Esperamos que com nosso breve artigo você tenha aprendido mais sobre os principais atrativos naturais de Montenegro e já tenha decidido qual montanha gostaria de visitar nas suas próximas férias. Em qualquer caso, esta região não deixa ninguém indiferente, e com certeza você vai querer vê-la novamente.

Saiba mais sobre o Monte Belgrado e o parque nacional próximo no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa