Chakras

Chakras: significado e localização

Chakras: significado e localização
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como eles estão localizados?
  3. Pelo que eles são responsáveis?
  4. Como descobrir?
  5. Diferenças entre homens e mulheres

Para uma existência normal, uma pessoa precisa de energia, que recebe com os alimentos. No entanto, a essência humana não se limita a um corpo físico tangível. Cada sujeito tem canais de energia. Os vórtices especiais de energia com uma localização específica são chamados de chakras.

O que é isso?

A própria palavra significa "movimento circular, roda". O corpo contém inúmeras zonas nas quais fluxos de energia em rotação são formados. Eles são chamados de chakras. Antigos astrólogos indianos viram uma relação direta entre os fluxos de energia ascendente e descendente com os planetas.

Cada chakra é responsável por uma parte específica do corpo. Seu objetivo é atrair energia e liberar fluxos de energia residual. A energia processada do mundo exterior satura as células do corpo.

O sistema de chakras dos eslavos consiste em 9 zonas. De acordo com a tradição hindu, existem sete chakras principais, cada um dos quais funciona com uma amplitude e frequência específicas. Nas zonas inferiores, a vibração ocorre em baixas frequências; na parte superior da cadeia energética, o trabalho dos centros ocorre em alta frequência.

Os chakras podem afetar o bem-estar emocional de um indivíduo, sintonizar o corpo humano para resistir às doenças. O ponto ativado aumenta o potencial da personalidade. Mas uma área sempre aberta provoca vulnerabilidade e sensibilidade às influências externas. O chakra constantemente fechado leva a personalidade à perda de muitas habilidades e sensações.

Os chakras bloqueados e com mau funcionamento afetam negativamente a saúde psicológica e física do indivíduo. Deve haver equilíbrio em tudo.O estado ideal é a mobilidade e flexibilidade de todos os chakras. Então, eles podem abrir e fechar no momento certo ou estar em uma posição neutra.

Como eles estão localizados?

Os centros de energia estão localizados no ponto de intersecção de campos sutis. O chakra superior está localizado no topo da cabeça. O próximo ponto está no centro da testa. Outros centros importantes de energia estão localizados ao longo da coluna. Eles se parecem com funis em espiral ou lótus. Zonas de energia secundária são encontradas em todos os lugares, incluindo as palmas das mãos, braços e até mesmo as pontas dos dedos dos pés.

A disposição dos principais canais de energia do corpo, do cóccix à cabeça, dá uma ideia de quais órgãos estão próximos. O sistema de chakras permite que os especialistas desenhem um mapa individual de uma pessoa. O trabalho eficaz com ele ajuda a resolver muitos problemas de saúde, incluindo livrar-se de dores de cabeça ou depressão.

Pelo que eles são responsáveis?

O número de chakras principais em diferentes religiões e tradições varia: de 7 a 13. Cada uma das zonas tem sua própria finalidade. Por exemplo, o chakra Sudarshana é responsável por esmagar quaisquer demônios, visões malignas e auspiciosas.

Os 9 pontos de energia eslavos têm algumas características semelhantes aos chakras hindus, mas, ao mesmo tempo, a cor e o significado de cada um deles podem diferir significativamente. A sua disposição assemelha-se a uma cruz: 3 pontos superiores são responsáveis ​​pelo desenvolvimento espiritual, 3 pontos centrais - pelo estado de espírito, 3 inferiores - pela formação física de uma pessoa.

O conjunto de chakras da nova era consiste em 12 zonas principais. O conceito moderno inclina-se para a existência de um chakra unificado. Portanto, existem diferentes tipos de chakras. As sete principais zonas hindus têm seus próprios símbolos, localização e cor. Vamos considerar uma descrição detalhada desses pontos.

Chacra raiz

Um dos pontos de energia mais básicos é chamado de "Muladhara" e está localizado na parte inferior da coluna (aproximadamente na região do cóccix). É de cor vermelha. O elemento é a Terra. O chakra é responsável pela energia potencial e capacidade de reserva do indivíduo. Sua função é proporcionar ao indivíduo uma sensação de segurança e autoproteção. A prioridade é preservar o corpo físico e os instintos básicos. Graças a este chacra, o indivíduo se conecta com a energia da terra e do mundo material em geral.

Se estiver intacto, o assunto está calmo. Ele está pronto para encontrar novos objetivos e resolver problemas. Esta zona é responsável pela sobrevivência da prole, pela preservação do homem como espécie biológica.

Quando bloqueado, faz com que a pessoa sinta constante ansiedade, ansiedade e pânico. Uma pessoa não consegue se concentrar em suas atividades, tem dúvidas sobre si mesma, se preocupa com seu próprio bem-estar. Gradualmente, o assunto perde sua beleza física. Ele está envelhecendo rapidamente.

O resultado pode ser o desenvolvimento de hipocondria ou paranóia. Uma pessoa geralmente tem mãos e pés frios e dores na parte inferior das costas.

Chacra sacral

O ponto está localizado no centro do abdômen, logo abaixo do umbigo. Svadhisthana é de cor laranja. O elemento é água. O chakra é responsável pela energia criativa do indivíduo. Este reino inclui imaginação e emoção. A zona afeta a arte em geral, assim como a esfera sexual.

Chakra sacral fraco leva à perda do impulso sexual, frigidez e impotência. Uma determinada zona superdesenvolvida, ao contrário, pode levar uma pessoa à promiscuidade sexual. A vergonha de sua sexualidade e as dúvidas sobre sua própria criatividade a bloqueiam.

O bloqueio de chakras afeta uma pessoa negativamente. O sujeito não sente liberdade de ação, pensamentos, emoções. Ele começa a sentir tédio, letargia e perda de inspiração. Existe um sentimento de desesperança.

Posteriormente, uma pessoa pode se tornar dependente de álcool, uso de drogas, comer demais, jogar.Essas ações afetam negativamente o funcionamento do chakra. O sujeito pode sentir reações alérgicas, cãibras musculares e desconforto na bexiga.

Plexo solar

Manipura é o centro da força de vontade. Ele está localizado na área do plexo solar e tem uma cor amarela. Seu elemento é o fogo. Com a operação bem-sucedida desse ponto, o indivíduo está confiante em si mesmo. Possui elevada autoestima, desejo de ser reconhecido e posicionado na sociedade, determinação no caminho do sucesso, independência. Nesse estado, a pessoa consegue tudo o que deseja. O chakra do dinheiro é responsável pelo bem-estar financeiro.

Esta zona é responsável pela implementação de normas de comportamento na sociedade. A disfunção do chakra pode levar o sujeito à fraude, falta de confiabilidade, desonestidade, arrogância. Ele procura manipular outras pessoas, suprimir sua vontade, abusar de seu poder.

Às vezes, uma pessoa tenta suprimir o ressentimento e a raiva de seus pais, do mundo ao seu redor. Os sentimentos reprimidos o levam a um estado de raiva e depressão. Perseguindo as falhas, as experiências emocionais bloqueiam o funcionamento desse ponto. Sonhos e expectativas não realizadas levam a pessoa a um estado de desarmonia, preocupação e insatisfação constantes. Se o chakra não estiver completamente bloqueado, o sujeito perde a sensação de segurança pessoal.

O bloqueio completo afeta significativamente a auto-estima geral do indivíduo. Uma pessoa não consegue encontrar uma saída para os problemas da vida, ela perde a capacidade de tomar as decisões certas. O indivíduo pode experimentar exaustão mental e nervosa, isolamento e dificuldades associadas à comunicação.

Chacra do coração

Anahata é responsável pela capacidade de uma pessoa de amar e ter compaixão pelos outros. É uma espécie de fio que conecta corpo, espírito e mente. O ponto está localizado na região do coração. O chakra é de cor verde. Seu elemento é o ar.

Através desta zona, a pessoa sente amor por seu parceiro, pela natureza e pelo mundo ao seu redor. O sujeito desenvolve o desejo de experimentar harmonia em todos os níveis. Para que o quarto chakra funcione bem, o indivíduo deve amar e aceitar a si mesmo.

Uma pessoa compassiva obtém satisfação e prazer com uma profunda sensação de paz interior. Ele é emocionalmente aberto. Quanto menos o sujeito é capaz de sentir empatia pelos outros, mais ele não confia nas outras pessoas. Por esta razão, a impaciência e sentimentos de intensa ansiedade se desenvolvem nele.

Tristeza, saudade, fracassos amorosos, rompimento de relacionamentos, trauma mental levam o chakra a um estado de ruptura. O indivíduo passa a ter medo de revelar sua alma para não receber outro golpe. Indiferença, crueldade, egoísmo podem surgir no coração de uma pessoa.

Um chakra bloqueado enfraquece o sistema imunológico e causa hipertensão, ataques cardíacos, asma brônquica e doenças pulmonares.

Chacra da garganta

Vishuddha é responsável pela autoexpressão do indivíduo em todas as áreas da vida. Está intimamente ligada à responsabilidade, honestidade, integridade e satisfação pessoal. Um chakra que funciona bem é evidenciado pela abertura e franqueza do sujeito, sua capacidade de transmitir de maneira fácil e inteligível seus pensamentos a outras pessoas. O chakra está localizado ao nível da laringe. Tem uma tonalidade azul. O éter é o seu elemento.

Este ponto conecta os pensamentos, sentimentos e reações do indivíduo, que ele manifesta por meio da vitalidade, do choro, do riso. A personalidade expressa por meio da quinta zona seus sentimentos de pesar, alegria, felicidade e amor.

O principal motivo para bloquear esse ponto é mentir para si mesmo. A incapacidade de ficar em silêncio quando necessário também bloqueia o quinto centro de energia. Calúnia, fofoca, fofoca refletem-se em seu trabalho. A zona bloqueada faz com que uma pessoa tenha dificuldade em encontrar uma linguagem comum com outras pessoas.O sujeito para expressar seus próprios pensamentos não consegue encontrar as palavras certas.

As dificuldades que surgem no processo de comunicação levam ao aparecimento de uma sensação de desconforto na garganta e a uma falha do fundo hormonal. Esta zona é responsável pelo funcionamento da glândula tireóide, sistema linfático, aparelho auditivo e vocal.

"Terceiro olho"

Ajna é a fonte de energia mais poderosa. Ela é responsável pelo desenvolvimento da intuição e sabedoria, a capacidade de contemplar a situação e os eventos em uma luz real. Chakra governa inteligência, conhecimento e força de vontade. Ajna também é responsável pela comunicação com o Universo. O chakra está localizado na parte central da testa. O ponto é índigo. A percepção excessivamente sensível é um elemento.

Com um bom trabalho desta zona, a pessoa consegue confiar nas suas sensações interiores e perceber quaisquer sinais. OEle pode reconhecer diferentes energias, cheiros e sabores agudos. Essas habilidades são usadas por curandeiros. O ponto é um condutor e lugar de origem das ideias.

Quando uma pessoa confia na racionalidade em vez da intuição, o chakra falha. Várias dúvidas a levam ao bloqueio. Neste caso, o sujeito não consegue se concentrar no objetivo desejado, portanto não faz sentido alcançá-lo. Ele perde a capacidade de tomar decisões sérias. Os problemas do sono começam. Às vezes, uma tentativa violenta de acelerar o desenvolvimento dessa zona leva à doença mental.

O centro de energia ainda mais sutil, Bindu, está localizado muito próximo a este chakra. Vai além da mente humana. A consciência infinita contém um potencial enorme. O ponto é responsável pela juventude e beleza.

Chacra coronário

Sahasrara define a conexão do indivíduo com o mundo espiritual. Ele está localizado no topo da cabeça e tem uma cor roxa. O pensamento é o seu elemento. O chakra é responsável pelo medo de confiar em você mesmo ou em outra pessoa. Uma área que funcione bem ajuda a pessoa a estar em harmonia consigo mesma e com o mundo ao seu redor. Ele enche a pessoa de inspiração, vontade espiritual, sabedoria divina, compreensão e abnegação.

O centro de espiritualidade superior conecta a pessoa com Deus. A pessoa experimenta uma sensação de paz e alegria. Ele entende que a vida é a manifestação do espírito no corpo aqui e agora. O funcionamento correto deste chacra contribui para a iluminação espiritual do indivíduo. As poderosas massas de energia do sétimo ponto induzem o resto dos chakras a se abrir.

Na vida de um sujeito que aceita a energia cósmica, muito dinheiro e outros bens materiais aparecem. Mas o apego aos bens terrenos deforma o sétimo centro de energia e afeta adversamente seu trabalho.

As experiências negativas adquiridas ao perseguir objetivos pessoais podem levar uma pessoa a perder a confiança em seu próprio valor. Eventos que traumatizam a alma provocam discórdia consigo mesmo. Como resultado, o sujeito perde a capacidade de sentir a beleza do mundo. O medo da morte pode suprimir uma pessoa, envenenar sua existência. Ele começa a se sentir cansado da vida.

A motivação do indivíduo diminui, o que muitas vezes leva a um estado depressivo. A pessoa começa a sentir dores de cabeça frequentes, nervosismo. Às vezes, ele perde a coordenação motora. O trabalho desordenado dos chakras pode levar uma pessoa a distúrbios nervosos e mentais.

Como descobrir?

Os representantes do Yoga recomendam melhorar o trabalho dos centros de energia realizando certos exercícios. Por exemplo, o segundo chakra é desenvolvido curvando-se e curvando-se constantemente. Para melhorar o chacra cardíaco, é necessário aplicar o asana para abrir a região torácica, para o desenvolvimento do ponto garganta é necessário o desenvolvimento da região cervical.

Existem meditações especiais com a ajuda das quais os chakras são abertos e colocados em equilíbrio. Você pode usar uma música especial para meditação que melhora o clima. Ler mantras com seu som ajuda a abrir os centros de energia necessários.Antes disso, você precisa definir uma meta específica. Em seguida, você precisa cultivar as qualidades inerentes a um chakra específico. A auto-hipnose desempenha um papel importante. Direcione o fluxo de energia mentalmente para o ponto desejado, como se você o estivesse enchendo de energia.

Uma boa maneira de ativar os centros de energia é usar uma mandala:

  • zona da raiz - um lótus vermelho com 4 pétalas e um quadrado amarelo inscrito nele;
  • ponto sacral - um lótus laranja com 6 pétalas e uma lua crescente dentro;
  • o terceiro chakra é um lótus amarelo com 10 pétalas e um triângulo invertido dentro de um círculo;
  • a zona do coração é um lótus verde com 12 pétalas e triângulos equiláteros em um círculo;
  • centro da garganta - lótus azul com 16 pétalas;
  • o sexto ponto é uma flor de lótus índigo com duas pétalas;
  • o chakra da coroa é um lótus roxo com mil pétalas.

Para abrir o centro de energia, deve-se olhar atentamente para a cor e a forma do padrão mágico, que é necessário para a abertura de cada chacra. Primeiro, coloque a imagem impressa à sua frente ou coloque-a na tela do monitor. Coloque uma música leve. Sente-se confortavelmente, relaxe. O desenho deve estar no nível dos olhos. Mova seu olhar lentamente no sentido horário da borda ao centro, mas não focalize seu olhar nele. Observe sua respiração. Contemple a imagem por 5 a 15 minutos.

A técnica Reiki se oferece para influenciar a abertura dos chakras com a ajuda da aromaterapia, cristais e pedras. Por exemplo, para ativar a zona radicular, um ponto importante é tomar um banho perfumado com adição de óleo de cedro ou sândalo. Garnet, rubi, jaspe vermelho, coral roxo e outras pedras, cristais ajudam a melhorar o trabalho do primeiro ponto. Além disso, você precisa ser capaz de perdoar e agradecer sinceramente e orar.

Diferenças entre homens e mulheres

Dos sete chakras, apenas um funciona igualmente ativamente em homens e mulheres. O resto das zonas manifestam-se na seguinte proporção: 3 pontos ativos e 3 pontos passivos para homens e mulheres.

  • A energia do primeiro ponto funciona no sentido horário para algumas pessoas e no sentido anti-horário para outras. O chakra é ativo para os homens e passivo para as mulheres. O parceiro dá energia à companheira e ela aceita. É o homem que é obrigado a fornecer proteção física para a sobrevivência de seu escolhido e descendência.
  • O segundo ponto é ativo nas mulheres e passivo nos homens. As damas dão prazer aos cavalheiros, e eles os aceitam. O sexo frágil cria conforto e aconchego para o marido. Ela deve garantir a ordem na casa, dar comida, sexo, descanso ao homem.
  • A terceira zona, responsável pelas conquistas pessoais, força, dinheiro, é ativa para o cavalheiro e passiva para a senhora. O marido dá ao seu escolhido e ela aceita. Ele proporciona bem-estar material ao seu segundo tempo. Se uma mulher não aceita dinheiro, ela bloqueia o fluxo de energia masculina. Por esse motivo, a oferta de moeda está diminuindo. Você não pode recusar o dinheiro oferecido por um homem, mas também não deve exigir muito investimento financeiro. A troca de energia deve ser harmoniosa, caso contrário pode faltar dinheiro.
  • O quarto chakra é um lado feminino forte. Sem isso, uma senhora não pode ser realizada como mulher e como mãe. Um ponto de coração bem desenvolvido permite que o sexo frágil ame com amor incondicional. O homem aceita o que a mulher lhe dá. Ele também lhe dá seu amor, mas também é responsável pela segurança de sua companheira e pela segurança material.
  • O quinto centro de energia está ativo no homem. O marido dá e a esposa aceita. É o cônjuge o responsável pela comunicação da família na sociedade. Na sociedade, a esposa deve ser companheira e sustentadora do marido. Ela é responsável apenas pela comunicação dentro de sua família.
  • O sexto ponto de energia está ativo no sexo frágil. Ela dá e o homem aceita. A intuição permite que a esposa avise o marido sobre o perigo, dê-lhe os conselhos necessários.O chefe de família autossuficiente leva facilmente em consideração as recomendações de seu cônjuge.
  • O sétimo chakra funciona igualmente ativamente em homens e mulheres. O desejo de conexão com o universo, espaço, o princípio divino não depende do gênero.
sem comentários

Moda

a beleza

casa