Broches

Broche

Broche
Contente

Um lindo broche pode ser um complemento elegante para um look de negócios, noite ou casual. Esta é uma joia feminina favorita, cuja história remonta a muitas centenas de anos. Nosso artigo vai falar sobre tudo o que diz respeito a este incrível acessório.

História

Um broche é uma joia que é fixada em roupas. Traduzido do francês, o nome da joia soa como "agulha longa".

Originalmente, o broche era usado como um item para unir diferentes partes da roupa. Mesmo na Idade do Bronze, havia uma aparência de um acessório moderno. Em seguida, o broche era feito de plantas, ossos ou presas de animais.

Os primeiros análogos da joalheria moderna surgiram por volta do século 10. Em seguida, eles foram usados ​​para prender uma capa ou capa nos ombros em vez de um fecho. Além disso, as joias de ouro ou prata, adornadas com pedras preciosas, eram um indicador do status e da boa riqueza material do proprietário.

No século XVII, o broche servia não só como ornamento, mas também como meio de transmissão de informações. Um certo padrão, cor e localização do broche podem dizer muito para os outros. Com o tempo, o significado original voltou à decoração e o broche voltou a ser usado com exclusividade, como parte de um complemento ao traje.

No século XX, os broches experimentaram um verdadeiro renascimento. Bem, o guarda-roupa de quase todas as mulheres tem um ou mais desses adornos para uma roupa ou ocasião específica. Em grande medida, isso foi facilitado por designers mundialmente famosos que incluíram acessórios caros e bonitos em suas coleções.

Características e benefícios

O broche é uma das poucas peças únicas de joalheria que se adapta a todos, sem exceção. Em grande parte devido à enorme variedade de designs, formas e tamanhos.

Um broche elegante e elegante torna qualquer visual leve e sofisticado. Além disso, é uma decoração independente e um prendedor da moda para um lenço, estola, capa.

O broche é decorado com chapéus e boinas, lapelas de jaquetas e casacos, gravatas e golas. Ela é insubstituível no guarda-roupa de uma fashionista de qualquer idade.

Tipos e modelos

Existem tantas variedades desta decoração que podem ser condicionalmente divididas em vários grandes grupos de acordo com diferentes características.

Por tipo de anexo

Alfinete de broche

O nome fala por si. Um alfinete elegante pode servir como decoração independente ou adicionalmente ser decorado com pedras, miçangas, correntes ou pingentes. Combina bem com uma variedade de itens de guarda-roupa. Ideal para um look casual.

Prendedor de broche

Um item versátil que pode ser usado como prendedor de broche (geralmente preso na lapela de uma jaqueta) e como prendedor de cabelo.

Agulha de broche

Uma agulha fina de segurança atua como um retentor, que perfura a roupa. Este broche é especialmente leve e sofisticado. Não é à toa que este modelo em particular é um dos mais queridos pelos designers das principais joalherias. Este acessório não serve apenas para decorar roupas. Ele costuma estar preso ao chapéu.

Agraf

O tipo de fecho mais utilizado é quando a agulha fixada no broche é fixada em uma alça especial.

Broche magnético

São um detalhe para decoração de interiores.

Os broches diferem no design, material de que são feitos, tamanho e outras características.

Broche-broche

A joia mais antiga em forma de círculo de metal com dois orifícios. Um alfinete foi enfiado neles para prender as roupas. Essa decoração estragou as coisas, então o alfinete logo foi substituído por um prego.

Houve várias modificações nesta decoração. O broche húngaro era feito de arame e parecia um alfinete.

E a versão grega consistia em dois ou quatro círculos de metal, interligados por uma agulha especial.

Broche-sevigne

Esta peça leva o nome da mulher que primeiro se propôs a decorar o vestido com um laço com um pingente preso a ele. Até o momento, os pingentes eram costurados nas roupas. Este trabalho foi muito árduo e trabalhoso. Agora, o laço com um pingente pode ser facilmente preso em outro vestido ou removido de um terno.

Joia broche

Nome geral para joias esculpidas em pedra. Um broche com um padrão convexo é chamado de camafeu, e um broche com um padrão recuado é chamado de entalhe.

Broche-camafeu

Decoração feita em fundo escuro (castanho, preto, bordeaux, azul). O desenho em si é feito em contraste claro - branco como a neve, creme, marfim. Na maioria das vezes, o camafeu retrata um perfil feminino elegante com linhas claramente definidas no pescoço, cabeça e penteado. Pode ser um personagem antigo ou um retrato de um famoso contemporâneo. Outras opções incluem designs florais, anjos e cenas do cotidiano.

Os camafeus são feitos de ônix, ágata, jaspe, quartzo, madrepérola, concha e outros materiais. Metais preciosos, pérolas e outras pedras são usados ​​para enquadrar o contorno.

Broche-entalhe

É esculpido em vidro ou pedra, e pérolas finas ou molduras de metal também são usadas para sua decoração.

Ordem de broche

A encomenda é considerada não apenas um sinal distintivo e decoração de um uniforme militar cerimonial, hoje é também uma peça decorativa de um guarda-roupa. O acessório é decorado com pedras multicoloridas, fitas de cetim, pingentes, pérolas.

Broche-pingente

É uma grande joia feita com pedras preciosas e semipreciosas ou outros materiais, que também pode ser usada como pingente de corrente ou fita.

Broche-babado

Um acessório elegante feito de babados exuberantes de cambraia, rendas ou outro material bonito, complementado por um camafeu gracioso ou joias feitas de pedra ou gemas dispersas.

Por fatura

O broche pode ser maciço ou perfurado:

  • Um broche com orifícios é feito de metal, plástico, osso ou outro material. As decorações de metal são feitas por estampagem ou serragem.
  • Um broche liso é uma pedra sólida, grande e bonita (ônix ou ágata). Seixos menores de cores contrastantes podem ser localizados ao redor da pedra principal.
  • O broche de mosaico apresenta uma imagem completamente oposta. É feito de muitas pequenas peças de vidro especial - smalt. Fragmentos de smalt formam um padrão sólido ou são organizados de maneira caótica. A superfície da decoração é polida.

De esmalte

Um broche de esmalte é uma base de ouro, prata ou cobre coberta com esmalte. De acordo com a técnica de revestimento de esmalte, os broches são divididos em vários grupos:

  • de esmalte pintado. Esse revestimento é uma pintura com desenhos;
  • de esmalte cloisonné;
  • do esmalte champlevé.

Clipe de broche

Broches que servem de clipe. Esses modelos são usados ​​para proteger um lenço ou estola.

De acordo com o método de fixação, eles são divididos em:

  • anel de grampo;
  • clipe de clipe;
  • braçadeira de três anéis.

direito autoral

As joias feitas à mão ocupam um lugar separado na variedade geral de broches. Os modelos do autor são feitos de uma variedade de materiais, incluindo meios improvisados. Pode ser arame, miçangas, têxteis, argila, madeira, plástico.

Casamento

O broche pode ser freqüentemente encontrado entre as joias de casamento. Este é um acessório especial para a noiva, que é anexado a um vestido, capa, penteado. Pode ser um pequeno broche para decorar convites de casamento para convidados. E, finalmente, este é um complemento elegante para o terno do noivo - um broche de flor na lapela.

Masculino

O broche não é apenas um detalhe de adorno para a mulher moderna, mas também uma parte insubstituível da imagem de um homem de negócios de sucesso.

Para colarinho

Um acessório muito estiloso e elegante. A decoração elegante puxa os cantos da gola da camisa para mais perto da gravata. A imagem se torna mais respeitável e estilosa. Pode ser um alfinete de barra, grampo de cabelo ou clipe.

Alfinete de gravata

O acessório mais comum para homens. Tem uma função estética e prática, mantendo a gravata na vertical.

Por tipo de material

Dependendo do material usado para criar o broche, é feita uma distinção entre:

  1. Joias em metais preciosos. São peças ou produtos de joalheria de grife destinados ao consumidor em massa. Eles podem ser complementados com esmalte ou pastilhas de pedra, por exemplo, topázio, rubis, granadas e outras pedras preciosas.
  2. Bijouterie. Latão ou alguma outra liga são usados ​​para sua fabricação. Uma grande seleção de joias permite que você escolha um acessório barato, mas muito elegante e bonito, com cristais Swarovski, zircônia cúbica, contas de vidro e outras inserções decorativas.
  3. Outras decorações. Para a sua fabricação, são utilizados polímeros de argila, madeira, osso, têxteis, couro, plástico e outros materiais.

As joias para crianças e adultos diferem tanto no material de que são feitas quanto nos ornamentos e padrões usados.

Outros tipos interessantes de joias incluem broches personalizados e espelhados.

Estilos

Cada peça é feita em uma determinada direção estilística. Pode ser clássico, antigo ou moderno, étnico, moderno e outras tendências.

Shabby chic

As joias feitas neste estilo lembram coisas do peito de uma avó: pedras levemente gastas, rendas antigas, metal manchado. Seda, cetim, chiffon, tecido de renda, strass, pérolas são adequados para a fabricação de tais broches. Esta joia incomum será uma ótima adição ao seu look de verão.

Moderno

Os acessórios Art Nouveau são, na maioria das vezes, composições refinadas de metal, esmalte e pedras multicoloridas.Frequentemente complementado por pingentes elegantes com uma pérola ou outro pequeno seixo.

Clássico

Os modelos clássicos incluem joias em forma de buquê de flores, pedidos, broches, camafeus. Eles são combinados organicamente com roupas diferentes e parecem adequados em qualquer situação.

Tamanho e forma

Os broches são feitos em uma variedade de itens. Podem ser flores familiares, animais, pássaros, elementos de arquitetura, abstração, elementos de temas marinhos e espaciais.

Aqui estão apenas algumas das opções mais populares e usadas com frequência:

  • Broche de flor. Uma das opções mais femininas e delicadas. É feito de todos os tipos de materiais e pode ser usado com qualquer item do guarda-roupa. As flores preferidas para decoração são rosa, lírio real, lírios do vale, orquídea, camélia, tulipa, violeta. A decoração pode ser feita em forma de flor única ou pequeno bouquet, ser monocromática ou multicolorida.
  • Inseto-broche. Este grupo inclui acessórios que representam um besouro, mosca, libélula, borboleta, aranha, joaninha, abelha. Essas joias sempre parecem brilhantes, elegantes e atraem a atenção de todos com sua exclusividade. Na maioria das vezes, esses broches são feitos de uma dispersão de pedras preciosas e semipreciosas multicoloridas, ouro e prata.
  • Broches em forma de animais e pássaros. Representantes da fauna em qualquer época continuam sendo os motivos favoritos para a criação de vários tipos de decorações. Um pavão luxuoso, um galo orgulhoso, um beija-flor em miniatura, uma bela raposa, um flamingo gracioso, uma baleia, um sapo, uma garça, uma andorinha, um gatinho e muitos, muitos outros animais e pássaros são algumas das opções mais populares para criando vários broches.
  • Arco. Fica harmoniosamente em uma blusa, vestido, casaco, gola alta, jaqueta e outras roupas.
  • A coroa é um símbolo de realeza, luxo e riqueza. Ótimo para decorar um vestido de festa, noite ou formal.
  • Coração, anjo, lábios, estrela estão associados a romance, paixão ou ternura. Este enfeite será um excelente presente para sua namorada por ocasião de uma data memorável ou uma ocasião especial.

Outras opções interessantes incluem broches em forma de sol, lua, letra, fruta, personagens míticos e figuras de fantasia.

De acordo com seu tamanho e forma, os broches podem ser grandes, pequenos ou médios, redondos, triangulares, quadrados, em forma de losango e também em outros formatos. A escolha da opção adequada depende das preferências pessoais, do traje escolhido, da ocasião e de outros motivos.

Técnicas de fabricação

Uma joia única como um broche é feita em várias técnicas diferentes, muitas das quais são radicalmente diferentes umas das outras.

Broche Soutache

Esta técnica de fabricação de joias surgiu no século 14 na França. Soutache é um cordão de seda denso usado para decorar vestidos femininos. Devido à sua flexibilidade e brilho suave e bonito, o soutache se espalhou no campo da criação de diversas joias, inclusive broches.

Tatting

Esta é uma técnica de tecer renda à mão usando uma lançadeira ou uma agulha. O tecido rendado é muito fino e leve. Muitas vezes, a renda é também decorada com pequenas contas ou strass.

Kanzashi

Essa técnica, que é insanamente popular hoje, teve origem no Japão. Baseia-se no princípio de conversão de um objeto plano em um objeto tridimensional. Na maioria das vezes, as flores são feitas de seda densa e brilhante usando a técnica kanzashi. Cada pétala da futura criação é torcida com uma pinça e colada à base. E assim, pétala por pétala, surge uma composição volumétrica.

Komono

Outra técnica de criação de joias japonesas. Anteriormente, arranjos de flores exuberantes e volumosos eram criados a partir de restos de quimonos antigos. Hoje, qualquer outro tecido adequado pode ser usado no lugar de um quimono.

Bordado de ponto de cetim

Uma personalidade brilhante nunca sai de moda, por isso as joias feitas à mão são especialmente populares.... Por exemplo, um broche bordado com ponto de cetim. Toma-se como base um material denso, por exemplo, couro ou cortina, sobre o qual é costurada uma imagem bordada. Trança, fita de cetim, rendas, miçangas, penas e outras decorações são usadas como decorações adicionais.

Tendências da moda

Dentre as principais tendências da moda da nova temporada, várias podem ser destacadas:

  1. As joias DIY estão na moda. Isso significa que as joias feitas à mão em qualquer estilo e design ainda são relevantes.
  2. As joias vintage não são menos populares. Broches de "peito de vó", camafeus, folhos e outros acessórios antigos não saem de moda hoje.
  3. Quanto a certos itens usados ​​para criar joias, laços, borboletas, coroas e flores permanecem relevantes. Deve ser uma joia grande e atraente, feita para combinar com a roupa principal.

Material

Uma variedade de materiais de origem natural e sintética são usados ​​para criar broches. As decorações são feitas de couro, tecido, pele, plástico, seda, veludo, vidro, feltro, porcelana fria. Pode até ser de madeira. As joias caseiras (bijuterias) costumam ser feitas de chiffon, miçangas, strass, botões bonitos, incrustações enviesadas, lantejoulas, foma e outros materiais.

Cor

Uma grande variedade de broches facilita a escolha de uma joia adequada em qualquer cor e tom: preto, branco, vermelho, azul, verde, prata, dourado, roxo, coral. Existem também tons mais originais e decorações multicoloridas. Os modelos universais geralmente são feitos de ouro ou prata. Esses acessórios são combinados de maneira ideal com qualquer roupa.

Broches pretos ou brancos também são considerados versáteis. As joias com pedras coloridas devem combinar com a cor da roupa ou outros acessórios.

Como escolher?

Antes de escolher e comprar um broche, você deve primeiro decidir como e com o que ele será usado.

Se pretende adquirir uma joia prática e universal que se adapte a diferentes looks, então é melhor optar pelos modelos ouro e prata com ou sem pedra transparente. Design elegante e lacônico, formato elegante e tamanho pequeno - este acessório estará sempre no lugar.

Se for escolhido um broche com pedra, é bom que combine com a cor de outros acessórios e roupas.

Os broches multicoloridos ficam bem com roupas simples, caso contrário a imagem corre o risco de ficar muito colorida e pretensiosa.

Como vestir?

A moda moderna permite que você use um broche de várias maneiras, sem regras claramente definidas. No entanto, existem algumas orientações simples que devem ser seguidas para que a imagem tenha uma aparência o mais harmoniosa e elegante possível.

O broche pode ser usado:

  • no ombro esquerdo ou direito;
  • No baú;
  • nas mangas;
  • nas alças de vestidos ou camisetas;
  • no cinto;
  • na coxa;
  • no cabelo;
  • em um chapéu ou boné;
  • no pescoço;
  • em um lenço, xale, estola;
  • no pulso;
  • em uma gola de pele;
  • em agasalhos (em um casaco de pele, casaco, jaqueta, capa de chuva);
  • em uma bolsa;
  • em uma corrente como um pingente.

O broche pode ser combinado com uma jaqueta ou usado em um suéter, usado para decorar um vestido de noite ou preso a uma camiseta.

De que lado é usado o broche?

Quem é mais conveniente. Alguém prefere a esquerda, alguém à direita, alguém no meio, alto-baixo, esquerda-direita - a moda moderna dá a oportunidade de uma variedade de experiências com a escolha de um local para esta decoração. O principal é que a imagem resultante parece muito natural.

A escolha correta do local para a fixação do broche não só irá decorar a imagem criada, mas também ajudará a enfatizar a dignidade da figura feminina. Por exemplo, joias usadas na cintura ou nos quadris chamarão a atenção de outras pessoas para uma figura feminina esguia.Um broche na manga chama a atenção para as mãos graciosas e, preso ao pescoço, chama a atenção para o belo oval do rosto.

Belas imagens

Broche de ouro elegante e elegante decorado com uma grande pedra e várias correntes. Este acessório é ideal para qualquer roupa, por exemplo, um vestido estritamente cor de esmeralda. O look é complementado por uma ampla pulseira de ouro.

Um lagarto cintilante com olhos esmeralda fica ótimo com um vestido de noite roxo profundo. Brincos de corrente graciosos são usados ​​como decoração de acompanhamento.

O camafeu será um ótimo complemento para seu visual diário e profissional. Por exemplo, para uma blusa branca como a neve, decorada com uma estampa engraçada e uma saia cor de areia. Qualquer look torna-se imediatamente mais feminino e romântico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa