Tipos de peixes de aquário

Peixe-gato tubarão de aquário: descrição, cuidado e criação

Peixe-gato tubarão de aquário: descrição, cuidado e criação
Contente
  1. Descrição
  2. Condições de detenção
  3. Alimentando
  4. Reprodução
  5. Compatibilidade com outros peixes
  6. Doenças

Nos últimos anos, criar tubarões decorativos no aquário se tornou cada vez mais popular. Com sua aparência, essas criaturas encantam e ao mesmo tempo assustam. Uma das variedades de peixes exóticos é o peixe-gato tubarão, ou pangasius. Leia mais sobre seu conteúdo no artigo.

Descrição

Pengasianodon Hypophthalmus é um peixe com barbatanas de raios. Pertence à família Pangasiev e à ordem dos bagres. É importante notar que esta espécie possui vários nomes. Então, entre os criadores você pode ouvir os nomes "tubarão de água doce" e "bagre siamês", o mais comum - "bagre tubarão"... Shark pangasius prefere viver nas águas quentes do sudeste da Ásia, especialmente em corpos de água doce no Laos, Vietnã, Tailândia. De acordo com os cientistas, a maior população é encontrada nos rios Chao Phraya e Mekong. Aliás, hoje o bagre tubarão é um peixe comercial, pois sua carne é saborosa. Por esse motivo, a população desses pacíficos tubarões está diminuindo.

O pangasius tem uma constituição bastante densa. O corpo é totalmente coberto por uma pele lisa, sem escamas. A cabeça é triangular, ligeiramente achatada. O focinho do bagre é semelhante ao de um tubarão comum. Outra semelhança é a barbatana dorsal triangular.

Você também pode notar as antenas em ambos os lados da boca. Os olhos dos peixes são grandes, a forma é arredondada. A barbatana caudal possui dois lóbulos. Quanto à cor, os indivíduos dessa espécie são mais comumente encontrados com pele prateada. Além disso, longas listras são visíveis no corpo. As barbatanas são castanhas escuras, um indivíduo com barbatanas pretas é extremamente raro. Interessante: há portadores de pele muito clara, por isso os cientistas os chamam de albinos.

No bagre, uma característica surpreendente é observada - a cor do corpo muda à medida que envelhecem. Assim, um adulto pode escurecer significativamente, até o preto, porém, o abdômen sempre permanece prateado. Quanto às barbatanas, nos juvenis são bastante cinzentas-claras, quase transparentes, enquanto nos adultos são azul-acinzentadas com orlas prateadas.

Os habitantes de águas abertas atingem tamanhos grandes - até cerca de 100 cm de comprimento. Tubarões ornamentais atingem 50-60 cm. O peixe-gato tubarão é considerado um verdadeiro fígado longo - com manutenção adequada, pode facilmente viver até 20 anos.

Por natureza, o peixe é calmo, tranquilo. mas a escolha dos vizinhos deve ser levada a sério - não adicione indivíduos agressivos e predadores a eles... Além disso, o peixe-gato tubarão é uma criatura tímida com visão deficiente.

Por isso, vale a pena avisar com antecedência os hóspedes, parentes, familiares que bater no aquário, assim como agarrar com as mãos, é proibido pescar - eles têm muito medo. Além disso, o pangasius não aceita movimentos repentinos e sons altos.

Condições de detenção

Os peixes de aquário de água doce são muito populares hoje em dia. No entanto, a criação de tais espécies requer condições especiais. Assim, para uma estadia confortável de um peixe-gato tubarão, é necessário criar um ambiente próximo ao natural.

Os especialistas recomendam prestar atenção a vários pontos quanto à manutenção correta do pangasius em casa.

  • Como o tubarão decorativo é uma criatura bastante grande, ele precisa de espaço. Portanto, você deve comprar aquários com volume mínimo de 500 litros. Além disso, o peixe é muito ativo e móvel sob a água. Para um bando inteiro de bagres, é melhor escolher tanques maiores - pelo menos não menos de 1000 litros.
  • Os tubarões de água doce são termofílicos. Tente manter a temperatura da água entre 22-27 graus. Indicadores de dureza - não mais que 20 dh, acidez - 7,0–8,0 pH.
  • A instalação de um filtro é obrigatória - é melhor ligá-lo imediatamente na potência máxima. Água estagnada afeta negativamente o bem-estar do bagre e também reduz a visibilidade. Deve-se controlar também o teor de nitratos, amônia, pois essas substâncias em excesso são prejudiciais ao animal. Dica útil: adicione água filtrada ao reservatório uma vez por semana.
  • Para a decoração do aquário, é melhor escolher grandes objetos decorativos. Objetos com cantos afiados não funcionam: enquanto se movem, os peixes podem ser feridos por eles. Cascalho liso e areia grossa são aceitáveis ​​como cobertura do fundo.

O bagre tubarão adora minar o solo e, portanto, a vegetação no aquário precisa ser plantada bem forte.

Alimentando

A saúde de um animal de estimação do aquário é altamente dependente da qualidade de sua nutrição. É necessário formular corretamente uma dieta diária e cumprir todas as recomendações de especialistas ou criadores. Alimentos de má qualidade podem causar doenças ou retardo no crescimento do animal de estimação.

Portanto, a alimentação de peixes domésticos é baseada em uma série de princípios importantes:

  • frequência das refeições - não mais do que duas vezes ao dia, as porções devem ser pequenas;
  • um elemento importante na dieta é a proteína, de preferência animal;
  • para o pleno crescimento do pet, o cardápio deve incluir camarão, carne, lulas, minhocas, peixes congelados e vivos;
  • recomenda-se combinar comida viva com comida vegetal - pepino, abobrinha e folhas de repolho são adequadas;
  • o peixe-gato tubarão gosta muito de mingau - você pode dar arroz, trigo sarraceno, painço;
  • os dias de jejum são obrigatórios cerca de uma vez por semana - este método ajudará a evitar a obesidade dos peixes.

Reprodução

Em mar aberto, o pangasius não tem nenhuma dificuldade particular com a reprodução. Uma vez que as fêmeas têm requisitos bastante elevados para áreas de desova, esta espécie de peixe freqüentemente muda seu local de residência. Enquanto nada, o bagre procura o local perfeito para desovar.

Então, o processo natural em animais selvagens ocorre de julho a novembro... A fêmea põe até 100 mil ovos por vez, e os filhotes aparecem já no 4º dia. Além disso, os peixes adultos voltam ao seu modo de vida anterior.

Em casa, esse processo é raro. Uma vez que o criador é incapaz de criar condições o mais próximas possível do natural, os peixes simplesmente não podem começar a se reproduzir.

Compatibilidade com outros peixes

Um mini-tubarão em seu ambiente natural prefere manter um bando de congêneres. A sua natureza pacífica permite-lhe conviver com outros tipos de peixes. No entanto, é melhor não adicionar indivíduos grandes aos bagres do aquário. E a razão não é que um indivíduo grande possa comer um pequeno - é tudo sobre a natureza tímida do pangásio: ele simplesmente ficará com medo e se encolherá em um canto. A melhor solução seria adicionar peixes pequenos, o que fará com que o bagre se mova constantemente atrás da presa.

Para tubarões ornamentais, ciclídeos, peixes-faca, labeo, farpas grandes e parecidas com douradas, gourami, kalamoicht e políptros proporcionais se tornarão bons vizinhos. Os especialistas também aconselham a adição de uma íris. Isso porque ela, morando nas camadas mais baixas, vai catar restos de comida, limpando a casa atrás do dono do aquário, que prefere nadar no meio.

Interessante que O peixe-gato tubarão é muito semelhante a um representante dos ciclídeos - estamos falando de um cichlazoma listrado... Este peixe distingue-se por uma disposição calma, preferindo conviver com outros indivíduos. No entanto, os especialistas não recomendam adicioná-la ao bagre. Porque? O Tsichlazoma costuma desovar no fundo do aquário, e o pangasius vai interferir nesse processo, nadando no território do ciclídeo. Como resultado, os peixes podem colidir e começar a se chocar.

Doenças

Como qualquer animal de estimação, o peixe-gato tubarão pode ficar doente. O principal motivo da má saúde dos peixes é a alimentação pouco saudável, bem como a alimentação com alimentos de má qualidade ou inadequados. Segundo os criadores, a maioria dos mini-tubarões sofre de distúrbios gastrointestinais, nomeadamente, intoxicações e manifestações ulcerativas. Igualmente importante é o estado emocional do animal. Como já mencionado, o peixe-gato tubarão é muito tímido. Assustado, ele pode se esconder em um canto, e pior ainda - se recusar a comer.

É recomendável consultar um especialista sobre cuidados e nutrição antes de comprar um animal marinho. Deve-se lembrar que o bem-estar físico de um tubarão doméstico é influenciado por fatores externos, como um aquário espaçoso, um bom filtro e a limpeza regular do tanque. Se parecer que o desperdício e o incômodo são muito grandes, é melhor dar uma olhada em outros tipos de peixes ornamentais que se distinguem por sua natureza despretensiosa.

O peixe-gato tubarão, ou pangasius, é um peixe de aquário calmo e tranquilo. A criação em casa requer atenção especial para o animal. Em primeiro lugar, você precisa comprar um aquário espaçoso, enchê-lo com água limpa e fresca.

Você também precisa se lembrar de alimentar regularmente os peixes com alimentos de alta qualidade e proteger o tímido bagre de vizinhos e convidados inesperados.

No próximo vídeo, você encontrará informações interessantes sobre este incrível peixe.

sem comentários

Moda

a beleza

casa